Autor |
Emer, Jéferson; |
Orientador |
Kronmeyer, Oscar; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3594298886606583; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Avaliação e monitoramento da cadeia de valor em uma cooperativa de laticínios: uma proposta como perspectiva dos processos da cadeia de valor estendida no balanced scorecard; |
Resumo |
O principal objetivo deste trabalho é mapear a cadeia de valor estendida de uma cooperativa de laticínios como parte da preparação para implantação do sistema para monitoramento de estratégia Balanced Scorecard (BSC). Conforme Porter (1989) a cadeia de valor é um instrumento para desagregar a empresa em atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes de potenciais diferenciações. A vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue executar tais atividades estratégicas de forma mais barata ou eficiente do que a concorrência. Para atingir este objetivo foi realizada uma analise da empresa pesquisada, cooperativa Nosso Leite (nome fictício), com ênfase na separação das atividades relevantes da produção rural e da indústria. Este trabalho explica que existem duas cadeias de valor distintas no segmento de uma indústria de laticínios e que é fundamental a compreensão deste conceito para a definição da cadeia de valor estendida. O estudo realizado neste trabalho pode ser importante para qualquer indústria de laticínios quanto a entendimento da cadeia de valor estendida, seus elos verticais para vantagem competitiva e para a modelagem da perspectiva de processos do BSC.; |
Abstract |
The main objective of this term paper is to map the extended value chain of a cooperative dairy as part of the preparation for implementation of balanced scorecard (BSC) system to monitor the strategy. As Porter (1989) value chain is a tool to disaggregate the company strategically relevant activities in order to be able to understand the behavior of costs and existing sources of potential differences. Competitive advantage occurs when a company can implement such strategic activities more cheaply or efficiently than the competition.
To achieve this goal was performed a review of the company studied, Cooperativa Nosso Leite (invented name), with emphasis on the separation of the relevant activities of rural production and industry. This term paper explains that there are two distinct value chains in the segment of a dairy industry and it is essential to understand this concept to define the extended value chain. The study developed in this term paper can be important for any dairy industry as the understanding of the extended value chain, their vertical links for competitive advantage and to modeling the process perspective of the BSC.; |
Palavras-chave |
Cadeia da valor; Vantagem competitiva; Balanced scorecard; Value chain; Competitive advantage; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2013; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5519; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Gestão Empresarial; |