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A terminologia da educação urbana para a formação de um cidadão participativo: diretrizes para a criação de um dicionário especializado

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Autor Broilo, Francine Roehe;
Orientador Müller, Alexandra Feldekircher;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6907606852586219;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A terminologia da educação urbana para a formação de um cidadão participativo: diretrizes para a criação de um dicionário especializado;
Resumo Este trabalho procura, num primeiro momento, enfatizar a importância da participação social na luta pelo Direito à Cidade. Faz, também, uma breve análise de como se construíram as bases legais que legitimam esse processo atualmente no Brasil e, ainda, descreve algumas maneiras possíveis de participação, dentro do processo de elaboração e revisão de Planos Diretores Municipais. Isso com a intenção de entender quais são as forças transformadoras da cidade, qual é o reflexo dessas atuações num contexto social abrangente, considerando as diversas problemáticas urbanas e detectando, com isso, alguns dos motivos que fizeram com que os movimentos sociais perdessem força no Brasil, assim como, o porquê do cidadão comum pouco se interessar pelas questões urbanas. Percebeu-se nesse processo que existe uma demanda por entendimento da linguagem aplicada nas leis e procedimentos que envolvem o planejamento participativo das cidades, isso porque são termos técnicos que alcançam uma minoria especializada no assunto e não a totalidade da população. Na intenção de propor algum tipo de instrumento que contribua na capacitação do cidadão comum, para que assuma com segurança um papel de agente transformador do local onde vive, é que se objetiva, com este trabalho, refletir sobre a criação de um instrumento educacional piloto que torne o conhecimento da ciência urbana atrativo e acessível desde a formação inicial do cidadão. Para isso, buscou-se aparato teórico-metodológico nas disciplinas das ciências da linguagem para alcançar a melhor maneira de desenvolver esse instrumento educacional, sendo ele um dicionário escolar especializado da terminologia da ciência urbana que servirá de suporte para a Educação Urbana dentro das escolas.;
Palavras-chave Participação social; Direito à cidade; Capacitação; Educação urbana; Dicionário escolar;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5514;
Nivel Especialização;
Curso Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano;


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