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Análise do desempenho térmico, lumínico e de ventilação natural de projeto padrão de edifício escolar do FNDE de acordo com os requisitos de normas e referenciais nacionais e internacionais

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Autor Babick, Cláudia Silva;
Orientador Torres, Mauricio Carvalho Ayres;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7578924252716142;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise do desempenho térmico, lumínico e de ventilação natural de projeto padrão de edifício escolar do FNDE de acordo com os requisitos de normas e referenciais nacionais e internacionais;
Resumo Buscando reduzir o déficit de vagas nas creches da rede pública, o Governo Federal brasileiro criou, em 2007, o programa Proinfância, o qual disponibilizou recursos para a implantação de escolas de educação infantil e quatro projetos padrão, que desde então vêm sendo construídos em todo o país. Levando em conta estudos que demonstram a ampla relação entre a qualidade das edificações com o desempenho na aprendizagem, este artigo tem o objetivo de verificar se o Projeto Padrão Tipo-C, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, é adequado para a utilização nas oito zonas bioclimáticas brasileiras, no que se refere a iluminação, ventilação e conforto térmico. O projeto foi analisado e contrastado ás exigências das normas e referenciais brasileiros e internacionais sobre os temas, verificando se possui as características necessárias para atingir o desempenho requerido em cada requisito. Foi constado que o projeto não contempla todas as variáveis de estratégias de projeto necessárias para um bom desempenho, o que pode implicar em maior consumo energético para alcançar requisitos mínimos de conforto para os usuários;
Palavras-chave Projeto padrão; Proinfância; Desempenho; Edifício escolar; Educação infantil;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5484;
Nivel Especialização;
Curso Construção Civil: Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade;


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