Autor |
Babick, Cláudia Silva; |
Orientador |
Torres, Mauricio Carvalho Ayres; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7578924252716142; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Análise do desempenho térmico, lumínico e de ventilação natural de projeto padrão de edifício escolar do FNDE de acordo com os requisitos de normas e referenciais nacionais e internacionais; |
Resumo |
Buscando reduzir o déficit de vagas nas creches da rede pública, o Governo Federal brasileiro criou, em 2007, o programa Proinfância, o qual disponibilizou recursos para a implantação de escolas de educação infantil e quatro projetos padrão, que desde então vêm sendo construídos em todo o país. Levando em conta estudos que demonstram a ampla relação entre a qualidade das edificações com o desempenho na aprendizagem, este artigo tem o objetivo de verificar se o Projeto Padrão Tipo-C, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, é adequado para a utilização nas oito zonas bioclimáticas brasileiras, no que se refere a iluminação, ventilação e conforto térmico. O projeto foi analisado e contrastado ás exigências das normas e referenciais brasileiros e internacionais sobre os temas, verificando se possui as características necessárias para atingir o desempenho requerido em cada requisito. Foi constado que o projeto não contempla todas as variáveis de estratégias de projeto necessárias para um bom desempenho, o que pode implicar em maior consumo energético para alcançar requisitos mínimos de conforto para os usuários; |
Palavras-chave |
Projeto padrão; Proinfância; Desempenho; Edifício escolar; Educação infantil; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5484; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Construção Civil: Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade; |