RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Consumidores conscientes: um estudo sobre como a consciência sustentável se manifesta e influencia o comportamento de consumo

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Bresolin, Ernani;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8953343996185832;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fonseca, Marcelo Jacques;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Consumidores conscientes: um estudo sobre como a consciência sustentável se manifesta e influencia o comportamento de consumo;
metadataTrad.dc.description.resumo A sustentabilidade é um tema bastante amplo e largamente discutido por pesquisas e estudos da área. Dentre seus desdobramentos encontra-se também o consumo sustentável, neste contexto, este estudo pretende pesquisar como consumidores estão resistindo a lógica atual de consumo e adotando práticas guiadas por uma consciência sustentável. Assim, tem-se como objetivo analisar comportamento de consumo desses que serão denominados neste estudo como, consumidores conscientes. A metodologia utilizou-se de uma pesquisa exploratória com entrevistas qualitativas e uso de técnicas projetivas e interpretativas. Os resultados proporcionam informações relevantes quanto aos significados, motivadores e benefícios percebidos, bem como, eventuais contradições, exceções e demandas ainda não supridas pelo mercado, utilizando como lente a visão daquele que talvez possui o maior dos poderes de transformação do atual modelo de consumo; o próprio consumidor.;
metadataTrad.dc.description.abstract Sustainability is a very broad topic and it is widely discussed by researches and studies in the area. In its developments, sustainable consumption has also been addressed. In this context, this study aims to investigate how consumers are resisting the current logic of consumption and adopting practices that are guided by sustainable awareness. Hence, it is necessary to analyze the consumption behavior of those who will be called in this study conscious consumers. Regarding methodology, an exploratory research including qualitative interviews, as well as projective and interpretive techniques, were used. The results provide relevant information on meanings, motivating factors and perceived benefits, as well as on possible contradictions, exceptions and market still unmet demands, and it holds the perspective from the one that, perhaps, has the greatest current consumption model transformation power: the consumer himself.;
metadataTrad.dc.subject Sustentabilidade; Consumo sustentável; Consumidores conscientes; Práticas de consumo; Sustainability; Sustainable consumption; Conscious consumers; Consumer practices;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-04-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5456;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics