RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aplicação da mineração de opinião no planejamento turístico do município de Gramado

Mostrar registro simples

Autor Endres, Marco Antonio Trois;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8596774459068062;
Orientador Vaccaro, Guilherme Luís Roehe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3189069617286709;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Aplicação da mineração de opinião no planejamento turístico do município de Gramado;
Resumo O propósito deste estudo é explorar o processo de descoberta de conhecimento e analisar as oportunidades geradas pela Mineração de Opinião como técnica para se obter um retorno sobre experiência do turista em relação aos produtos e serviços ofertados pelo destino turístico. Entender o turista quanto ao seu comportamento de compra e seus hábitos de viagem é fundamental para a ampliação do mercado turístico e melhoria da experiência turística do visitante. Usuários da web têm a oportunidade de registrar e divulgar suas ideias e opiniões através de comentários em redes sociais. Estas opiniões estão disponíveis e em grande volume para as organizações. Neste contexto perguntam-se, quais as contribuições da Mineração de Opinião na geração de informação útil para a gestão da atividade turística, como suporte ao processo de tomada de decisão no planejamento e no aprimoramento das suas ações? Este estudo teve como cenário de investigação o município de Gramado/RS e os comentários registrados em redes sociais pelos turistas que o visitam. Para alcançar o propósito deste estudo, foram extraídas opiniões do Twitter e Facebook e submetidas a uma técnica de análise de sentimentos. Como resultado do estudo, são apresentados e discutidos os resultados da aplicação da Mineração de Opinião consolidados de acordo com as dimensões de competitividade que o município é avaliado.;
Abstract The purpose of this study is to explore the knowledge discovery process and analyze the opportunities generated by the Opinion Mining as a technique to obtain a feedback on the tourist experience about products and services offered by the tourist destination. Understanding the tourist about their buying behavior and their travel habits is essential to the expansion of the tourist market and improvement of the tourist experience. Web users have the opportunity to register and show their ideas and opinions through posts on social networks. These opinions are available in high volume to organizations. In this context, what are the contributions of Opinion Mining to generate useful information for the management of tourism activities, to support the decision-making process in planning and improvement of their actions? This study analyses the comments registered on social networks by tourists who visit Gramado/RS. To achieve the purpose of this study, opinions were extracted from Twitter and Facebook and submitted to a sentiment analysis technique. As a result of the study are presented and discussed the results summarized according to the competitiveness of dimensions that the municipality is assessed.;
Palavras-chave Turismo; Competitividade; Mineração de opinião; Descoberta de conhecimento; Tourism; Competitiveness; Opinion mining; Knowledge data discovery;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-04-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5454;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística