Resumo:
O presente estudo apresenta e relaciona diferentes sistemas de custeio observados nas empresas pesquisadas que utilizam o rateio de custos e despesas indiretas de forma linear e, normalmente, sem considerar a realidade de cada produto e do próprio mercado. Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar os resultados da aplicação do Sistema de Custeio no Preço de Venda (SCPV), com o uso de uma matriz de custos que considera a distribuição de custos indiretos e despesas fixas, em sete pequenas e médias empresas industriais, através de um referencial de rateio que parametrize a venda média mensal pelo valor de mercado de cada produto. Objetiva também contextualizar e disponibilizar uma estrutura de custos num formato semelhante ao Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), tendo como principal fonte de informação os dados contábeis e os controles financeiros da empresa, simplificando a operação e se descolando da realidade burocrática, observada na maioria das empresas, e que dificulta sobremaneira a apuração de custos e o correto estabelecimento do preço de venda. O estudo contempla os resultados da pesquisa-ação aplicada no método dedutivo e exploratório com a coleta de dados bibliográficos e documentais, através da análise quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi aplicada em sete pequenas e médias empresas industriais da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, com diferentes atividades e localizadas nos três municípios de maior expressão econômica da região pesquisada. Estabeleceram-se três itens de maior representatividade nas receitas operacionais para a apuração de custos e análise de resultados. Os resultados apurados e analisados permitem concluir que os objetivos do presente estudo foram plenamente atingidos. Foi consolidado o sistema de custeio no preço de venda (SCPV) e o referencial de rateio na distribuição de custos e despesas indiretas, através de uma matriz de custos que obedece a lógica e a estrutura do DRE, reforçando a ideia que custos é uma matéria de natureza contábil e financeira e que o preço de venda deve seguir a lógica do mercado.