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O processo da tomada de decisão de compra a prazo: o efeito das diferenças individuais, do tipo de produto e das condições de pagamento

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Autor Mette, Frederike Monika Budiner;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0047650124992883;
Orientador Matos, Celso Augusto de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0706941781603769;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O processo da tomada de decisão de compra a prazo: o efeito das diferenças individuais, do tipo de produto e das condições de pagamento;
Resumo A presente tese realizou uma pesquisa sobre o processo de tomada de decisão individual que ocorre no contexto de compra a crédito, a partir de teorias e estudos da psicologia econômica e do comportamento do consumidor. Pretendeu-se analisar o efeito do tipo de produto e das condições de pagamento na intenção de compra a prazo dos indivíduos, assim como a influência das diferenças individuais nesta relação. Assim, utilizou-se uma metodologia experimental com a qual foram realizados três experimentos, a fim de testar as hipóteses construídas a partir de um modelo teórico. No Experimento 1, com 8 grupos experimentais e uma amostra de 279 pessoas, identificou-se que há um efeito negativo na propensão de compra a prazo quando há um desconto para pagamento à vista, independentemente da cobrança de juros a prazo. Se não há o desconto à vista, a propensão de compra a prazo aumenta. Além disso, concluiu-se que os indivíduos que apresentam altos índices de materialismo e impulsividade tendem a comprar mais a prazo. Para o Experimento 2, com 8 grupos experimentais e 314 respondentes, a coleta de dados foi similar à primeira, alterando somente algumas manipulações. Como implicação, encontrou-se resultados para os quais, se há desconto nas condições, menor tende a ser a propensão de compra a prazo. Além disso, provou-se que o tipo de produto possui um efeito na compra parcelada. Já no Experimento 3, buscou verificar somente os efeitos relacionados às manipulações dos tipos de produtos, com 4 grupos experimentais, e uma amostra de 171 pessoas. Averiguou-se um efeito cruzado para a interação produto e tipo de produto, ou seja, quando o tipo de produto for hedônico, há maiores variações na média de intenção de compra a prazo pelo produto do que se ele for utilitário. Concluiu-se, também, que o produto utilitário apresentou uma maior intenção de compra a prazo.;
Abstract This thesis aimed to conduct a research on the individual decision-making that occurs in the credit purchase context, from theories and studies of economic psychology and consumer behavior. It was intended to analyze the effect of the product type and payment conditions in the credit purchase intention, as well as the influence of individual differences in this relationship. It was used an experimental methodology with three experiments in order to test the hypotheses from a theoretical model. In Experiment 1, with 8 experimental groups and a sample of 279 people, it was identified that there is a effect on the credit purchase propensity when there is a discount for cash payment, regardless of the interest rates. If there is no discount, the lower tends to be the credit purchase propensity i as there are no interest charges in the payments. Furthermore, it was concluded that individuals with high levels of materialism and impulsivity tend to buy more than those who have a high financial literacy. For Experiment 2, with 8 experimental groups and 314 respondents, the data collection was similar to the first, changing just the manipulations. As implication, it was found results that if there was no discount the lower tends to be the term purchase propensity, in the same way that the first one. By the way, it was proven the that the produt type influenced in the credit payment. In the Experiment 3, it was sought to verify only the effects related to the type of products, with 4 experimental groups for both products, and a sample of 171 people. It was found a crossed product interaction effect when the type of product is hedonic, so there were greater variations in the average of credit purchase intentionwhen the product was utilitarian. It was also proven that the utilitarian product has a higher forward purchase intention, so the bigger the effect that was noticed by the product variation.;
Palavras-chave Tomada de decisão; Compra a prazo; Tipo de produto; Condições de pagamento; Diferenças individuais; Psicologia econômica; Decision-making; Credit purchase; Product type; Terms of payment; Individual differences; Economic psychology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-03-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5403;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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