Resumo:
O centro de interesse do design focado no objeto técnico cede espaço e se volta para o humano. Por isso, desenvolver um novo produto passou, portanto, a demandar conhecimento sobre o usuário em diversos aspectos. Aprofundar-se nesses aspectos implica na busca por informações específicas, o que requer pesquisas, análises e, consequentemente, tempo e investimento financeiro. Entretanto, quase sempre, a prática do design é realizada com verba e tempo limitado, fazendo com que a participação do usuário nem sempre seja priorizada. Essa dissertação tem como objetivo geral compreender como o designer busca informações e dados do usuário no desenvolvimento de projeto de produto. Para isso, realizou-se entrevistas individuais semiestruturadas com designers profissionais ganhadores do “4º Prêmio Bornancini de Design 2012” e do “5º Prêmio Bornancini de Design 2014”. A técnica utilizada para a análise dos dados obtidos foi a análise de conteúdo. Percebeu-se que a escolha do método usada pelos designers para compreender o usuário é condicionada por agentes externos, que a tecnologia auxilia e modifica os métodos usados; e que os dados coletados nas pesquisas servem como evidências no processo de negociação. Além disso, parece haver uma falta de clareza sobre a estrutura dos métodos em relação ao processo de projeto, e que as informações coletadas pelos designers costumam ocupar-se de interesses técnicos. Conclui-se, assim, que existem muitas particularidades no processo de busca de informações do usuário não apresentadas na literatura.