Autor |
Alano, Rosa Helena Jaques; |
Orientador |
Santos, Edmar Galiza dos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3855063408813569; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Conversa com egressos da pedagogia: disciplinas que os formam para ensinar matemática; |
Resumo |
O presente artigo apresenta-se sob ótica pós-estruturalista, cujo objetivo é promover discussões a respeito das disciplinas relacionadas a saberes matemáticos que compõem as grades curriculares do curso de Pedagogia-Licenciatura, considerando o que esperam e do que necessitam os futuros professores da formação proporcionada pelo curso que os habilita para a prática docente. A investigação se dá por meio de material escrito, questionário, com egressos do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior: Faculdade Inedi (CESUCA) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), líderes no ranking do MEC do RS. O material coletado é analisado considerando os aspectos qualitativos do mesmo, com auxílio de pesquisa a documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais-Matemática, Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia e as disciplinas destinadas aos conhecimentos matemáticos que compõem as grades Curriculares de ambas as instituições. Os resultados da pesquisa apontam para reduzida carga horária destinada a saberes matemáticos, bem como uma formação acadêmica direcionada às práticas didático-metodológicas relacionadas à aritmética e necessidade de aprofundar conteúdos.; |
Abstract |
The present article presents over optic post structuralism, which objective is to promote discussions about the subjects related to mathematic knowledge that compound the syllabuses of Graduation Pedagogy Course, considering the expectations and needs of future teacher’s about this promoted formation by the course the will qualify them for the education practice. The investigation is done after the written material, questionnaire with the egress students from Pedagogy Course in two educational institutions: Faculdade Inedi (CESUCA) and Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), ranking leaders from Ministry of Education in Rio Grande so Sul. The collected material is analyzed considering the qualitative aspects of it, also with the assistance of the official documents, Mathematics-National Curriculum Parameters, National Curriculum Guidelines from pedagogy Course and the subjects destined to the mathematics’ knowledge that compound the Syllables in both institutions. The results of this research point to the reduced hourly load destined to mathematics knowledge, as well an academic formation directed to the methodologic-didactic practice related to arithmetic’s and, the need of deepen the subjects.; |
Palavras-chave |
Formação de professores; Ensino da matemática; Pedagogia; Teacher’s formation; Mathematics’ teaching; Pedagogy; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5337; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Matemática; |