Mostrar registro simples

Autor Rame, Elen Cristine;
Orientador Santos, Suelen Assunção;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7149003785081421;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título História da matemática na perspectiva do presente;
Resumo Este artigo busca abordar o ensino e a produção da História da Matemática no Presente, tendo como enfoque o prisma dos alunos, considerando que a Matemática não é um conhecimento concluído e acabado, mas sim uma ciência que pode inovar e abrir espaço para os alunos, em sala de aula, produzirem questionamentos e saberes relacionados. Para tal realização, foi realizada breve revisão bibliográfica a fim de compreender de que forma a História da Matemática estava sendo abordada e utilizada atualmente. Como experimento em sala de aula, realizou-se uma atividade de registros e descobertas que tratavam de problemas matemáticos não solucionados, especialmente, aqui, a Conjectura de Goldbach. Analisando-se os resultados obtidos com os alunos, foi constatado que a turma, no geral, produziu significados e mudanças em seu conhecimento e postura frente à Matemática.;
Abstract This article seeks to approach the teaching and production of mathematics history presently, with focus on the students’ prism, taking into consideration that math is not a knowledge that is over and finished, but rather a science that can innovate and open space for students to produce questions and relational knowledge. For such a result, a short literature review was created to understand in what way math history was being approached and used currently. With a classroom experiment, an activity of records and discoveries was done that concerned unsolved math problems, especially, here, Goldbach’s Conjecture. After the proposed activities, analyzing the obtained results with the students, it was found that, in general, the class came up with meanings and changes in their thinking and attitude about math.;
Palavras-chave Ensino da matemática; História da matemática; Sala de aula; Mathematics teaching; Mathematics history; Classroom; Past; Present; Students;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5321;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística