Autor |
Rame, Elen Cristine; |
Orientador |
Santos, Suelen Assunção; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7149003785081421; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
História da matemática na perspectiva do presente; |
Resumo |
Este artigo busca abordar o ensino e a produção da História da Matemática no Presente, tendo como enfoque o prisma dos alunos, considerando que a Matemática não é um conhecimento concluído e acabado, mas sim uma ciência que pode inovar e abrir espaço para os alunos, em sala de aula, produzirem questionamentos e saberes relacionados. Para tal realização, foi realizada breve revisão bibliográfica a fim de compreender de que forma a História da Matemática estava sendo abordada e utilizada atualmente. Como experimento em sala de aula, realizou-se uma atividade de registros e descobertas que tratavam de problemas matemáticos não solucionados, especialmente, aqui, a Conjectura de Goldbach. Analisando-se os resultados obtidos com os alunos, foi constatado que a turma, no geral, produziu significados e mudanças em seu conhecimento e postura frente à Matemática.; |
Abstract |
This article seeks to approach the teaching and production of mathematics history presently, with focus on the students’ prism, taking into consideration that math is not a knowledge that is over and finished, but rather a science that can innovate and open space for students to produce questions and relational knowledge. For such a result, a short literature review was created to understand in what way math history was being approached and used currently. With a classroom experiment, an activity of records and discoveries was done that concerned unsolved math problems, especially, here, Goldbach’s Conjecture. After the proposed activities, analyzing the obtained results with the students, it was found that, in general, the class came up with meanings and changes in their thinking and attitude about math.; |
Palavras-chave |
Ensino da matemática; História da matemática; Sala de aula; Mathematics teaching; Mathematics history; Classroom; Past; Present; Students; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5321; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Matemática; |