RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Identidade(s) do professor de matemática nas amarras escolares

Mostrar registro simples

Autor Weber, Cássia Maiele;
Orientador Pinheiro, Josaine de Moura;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5150404922573274;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Identidade(s) do professor de matemática nas amarras escolares;
Resumo O artigo tem por objetivo mapear identidade(s) do professor de Matemática, constituídas nas redes discursivas dos sujeitos escolares contemporâneos. Assim, discursos produzidos por sujeitos escolares (coordenação pedagógica, professores de Matemática, professores de outras áreas do conhecimento e alunos de Ensino Fundamental e Médio) de um colégio da rede privada, da cidade de Novo Hamburgo, foram analisados por meio de questionários. As análises foram amparadas pelos conceitos de identidade e discurso, numa perspectiva pós-metafísica, advindas, respectivamente, de Bauman e de Foucault. Na análise de discurso, observou-se que a recorrência discursiva nos relatos dos sujeitos da pesquisa convergiram para um professor de Matemática que possui identidades diferentes, dependendo das redes discursivas que as produzem, mas elas possuem aproximações, tais como: sujeito responsável, ético, interessado em aprender e empático, que domina os conteúdos, comprometido, que instiga a construção do conhecimento, criativo, motivado, que dá bons exemplos, coerente, educado, observador, que propõe atividades diversificadas, exigente, paciencioso, organizado, dedicado, que ama o que faz, “explica bem” a matéria, tira as dúvidas dos alunos, corrige os exercícios e é justo. A partir das características apresentadas em cada rede discursiva, criou-se categorias que identificam o professor de Matemática como um sujeito múltiplo, inventivo, poderoso e milagroso, apontando para um professor de Matemática que possui como ideal o sujeito perfeito.;
Abstract The paper aims to identify teacher identity(s) of Mathematics, constituted in discursive networks of contemporary school subjects. I analyze discourses produced by school staff (teaching coordinators, math teachers, teachers from other areas of knowledge and students from elementary and high school levels) of a private school, in the city of Novo Hamburgo, through questionnaires. Analytical tools used are: Identity and speech, in a post-metaphysical perspective, resulting respectively Bauman and Foucault. The discourse analysis and discursive recurrence observed in reports of the people of the research, pointed out that the math teacher has different identities depending on the discursive networks that produce them, but they converge on a responsible, ethical, interested in learning, empathic, dominating the content, committed fellowman, that instigates the construction of knowledge, creative, motivated, good example, consistent, polite, observer, proposing diverse, demanding, patient, organized activities, dedicated, love what you do, "explains well" the subject, takes questions from students, corrects the exercises, fair. From the characteristics presented in each discursive network, was created categories that identify the mathematics teacher as a multiple subject, inventive, powerful and miraculous, pointing to a teacher of mathematics that is a perfect and ideal professional.;
Palavras-chave Identidade; Discurso; Professor; Matemática; Identity; Speech; Teacher; Mathematics;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5317;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística