RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A resolução de problemas como metodologia para o ensino da multiplicação

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Carine Ferreira da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Marjúnia Édita Zimmer;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4879028754401249;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A resolução de problemas como metodologia para o ensino da multiplicação;
metadataTrad.dc.description.resumo Este artigo relata parte de uma pesquisa que apresentou como objetivo compreender as interações que ocorrem durante atividades que recorrem à metodologia da resolução de problemas. As atividades propostas foram realizadas com os alunos do sexto ano do ensino básico de uma escola da rede pública e foi utilizada a análise qualitativa e quantitativa, sendo que a coleta de dados envolveu registros orais, escritos e pictóricos. Verificou-se que a metodologia da resolução de problemas provocou nos alunos uma interação, uma discussão e o desenvolvimento da capacidade de interpretar, formular hipóteses e avaliá-las. As atividades realizadas em sala de aula instigaram os alunos a refletirem sobre suas ações, desenvolverem a capacidade de argumentação, resolvendo os problemas com significado.;
metadataTrad.dc.description.abstract This article reports research that was presented with the objective of understanding the interactions that occur during activities that call upon the methodology of problem resolution. The proposed activities were done with students in their sixth year of public school and was utilized for qualitative and quantitative analysis, for the data collection involved oral, written, and pictorial records. It was verified that the problem resolution methodology provoked in the students interaction, discussion, and the development of their capacity to interpret, formulate, and assess hypotheses. The activities carried out in classrooms prompted the students to reflect on their actions and develop their capacity to argue, resolving their problems with meaning.;
metadataTrad.dc.subject Resolução de problemas; Metodologia; Ensino da matemática; Significado; Problem resolution; Methodology; Mathematics teaching; Meaning;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2015;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5316;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Matemática;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas