RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Governança de TI em uma instituição pública: o caso do detran/RS

Mostrar registro simples

Autor Pivetta, Roberto Luis Bottino;
Orientador Daniel, Vanessa Marques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5238593132219533;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Governança de TI em uma instituição pública: o caso do detran/RS;
Resumo Em um contexto de crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações as TIC ocupam um espaço cada vez mais importante nas principais áreas estratégicas. Dentro desse contexto de inserção de um número importante de novas tecnologias e sistemas nas organizações percebe-se uma necessidade de uma gestão adequada desses recursos para alcançar os objetivos e metas das empresas. Da mesma forma que as empresas privadas necessitam ter essas preocupações a esfera pública também seguiu a mesma tendência, visto que a partir da década de 80 houve um crescimento exponencial do uso de TIC nessa área, emergindo a necessidade de preocupar-se com a gestão e governança dessas ferramentas para apoiar as ações governamentais. A adoção dessas tecnologias em empresas públicas pode apoiar diversas questões como a melhoria dos processos administrativos, a prestação de serviços públicos e a participação social, através de práticas de governança eletrônica (e-gov). Para gerir essas tecnologias viu-se a necessidade de desenvolver mecanismos de governança de TI para apoiar o uso dessas tecnologias de forma estratégica e alinhada com os objetivos das instituições. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar como ocorre a Governança de Tecnologia da Informação no DETRAN/RS. O DETRAN/RS é uma autarquia do Poder Executivo Estadual que fiscaliza, gerencia e executa o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro. Para realizar esse estudo foi efetuada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de entrevistas semiestruturadas com Diretores, Assessores, Chefes, Coordenadores e Servidores. Os resultados encontrados apontam que a organização necessita de um planejamento estratégico, da utilização de boas práticas e arranjos da GTI no auxílio do controle e alinhamento da TI (Tecnologia da Informação) aos seus objetivos. A pesquisa sugere que seja implantado na instituição um comitê de GTI para gerenciamento dos seus projetos. O trabalho permitiu identificar que a organização pública é dependente da prestadora de serviços (PROCERGS) na implementação e implantação de seus projetos, mas não possui um planejamento de TI. Além disso, permitiu identificar que todos os entrevistados reconheceram a importância da utilização das boas práticas de GTI na instituição.;
Abstract In a context of growth of Information and Communication Technologies (ICT) in organizations ICT play an increasingly important role in key strategic areas. Within this context of inclusion of a large number of new technologies and systems in organizations, a need for proper management of these resources to achieve the goals and objectives of the companies is noticed. In the same way that private companies need to have these concerns the public sphere has also followed the same trend, since from the 80s there was an exponential growth in ICT use in this area, emerging the necessity to concern about the management and governance of these tools to support government actions. The adoption of these technologies in public companies can support various issues such as improvement of administrative processes, the provision of public services and social participation through electronic governance practices (e-gov). In order to manage these technologies, the need to develop IT governance mechanisms to support the use of these technologies strategically and aligned with the goals of the institutions took place. As such, the objective of this study is to test how the Information Technology Governance in DETRAN / RS occurs. The DMV / RS is an autarchy of the State Executive Authority that monitors, manages and executes the transit of vehicles in their respective jurisdictions, within the Brazilian territory. In order to perform this study, a qualitative research of exploratory nature was conducted through semi-structured interviews with Directors, Advisors, Heads, Managers and Servers. The results show that the organization needs a strategic planning, the use of good practices and GTI arrangements in aid of control and alignment of IT (Information Technology) to its goals. The research suggests that is implanted in the institution a GTI committee for managing its projects. The study identified that the public organization is dependent on the service provider (PROCERGS) in the implementation and deployment of its projects, but do not have an IT planning. Moreover, it allowed to identify that all respondents recognized the importance of using good GTI practices in the institution.;
Palavras-chave Governança eletrônica; Governança de TI; Alinhamento estratégico entre TI e negócio; Electronic governance; IT governance; Strategic alignment between IT and business;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5307;
Nivel Especialização;
Curso Governança de Tecnologia da Informação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística