Autor |
Prass, Gabriela; |
Orientador |
Franco, Laerte Kerber; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1491849946696848; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Benefícios e desafios do gerenciamento de mudanças e incidentes – estudo de caso Sap Solman 7.1; |
Resumo |
A Tecnologia de Informação deixa cada vez mais de ser um departamento secundário dentro das organizações e passa a assumir um papel crítico no sucesso e de grande valor estratégico. O nível de complexidade que os sistemas aplicacionais alcançaram hoje criou grandes desafios para as equipes de TI (Tecnologia de Informação) no que refere-se a gestão de serviços de TI e no gerenciamento das fases do ciclo de vida das aplicações. Para isto, busca-se a utilização das práticas de Governança de TI com o objetivo de alinhar a TI e o Negócio. Este trabalho é um estudo dos benefícios e desafios de dois processos do ITIL, Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Incidentes aplicados através do SAP Solution Manager em empresas de grande porte, com a finalidade de analisar as etapas de implementação e utilização dos processos. Para tanto, um estudo de caso múltiplo foi conduzido com 4 empresas, possibilitando a identificação de quais os benefícios esperados pelas mesmas com a implementação de um software baseado em ITIL, compreender se os benefícios foram alcançados e quais os desafios enfrentados durante este processo.; |
Abstract |
Information Technology is increasingly to move out from a secondary department inside the organizations and starts to assume a critical role in the success, with of great strategic value. The level of complexity the application systems reached today created a lot of challenges for IT (Information Technology) teams in terms of IT services management and systems application life cycle management. For this reason, we seek to use the IT Governance practices for a strategic alignment of IT and business. This work is a study of the benefits and challenges of two ITIL processes, Change Management and Incident Management applied through the SAP Solution Manager in large enterprises, with the objective to analyze the implementation and utilization steps of the processes. For that, a multiple study case was conducted with 4 companies, enabling to identify which the benefits expected by the companies with the implementation of software based on ITIL, also understanding if the benefits were achieved and what were the challenges faced during this process.; |
Palavras-chave |
ITIL; Gerenciamento de mudanças; Gerenciamento de incidentes; SAP solution manager; Change management; Incident management; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5301; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Governança de Tecnologia de Informação; |