RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pesquisa em experiência do usuário e processo de projeto: uma exploração do mercado de tecnologia da informação

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Pacheco, Alisson Douglas da Silveira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3046510927927487;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Filipe Campelo Xavier da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Pesquisa em experiência do usuário e processo de projeto: uma exploração do mercado de tecnologia da informação;
metadataTrad.dc.description.resumo A preocupação em criar experiências memoráveis tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre design. A massificação das tecnologias computacionais para os mais variados contextos de uso tem levado as empresas de tecnologia da informação a procurarem formas de entender melhor seus consumidores. Nesse contexto, as pesquisas em UX ganham espaço no intuito de buscar atingir os objetivos dos produtos e serviços relacionados ao objeto de estudo. Com base na realização de uma pesquisa exploratória, este estudo teve como objetivo entender quais práticas alguns profissionais situados no estado da Califórnia, Estados Unidos, têm utilizado para melhor conhecer as experiências proporcionadas aos usuários através de seus produtos. Esse entendimento passou por uma comparação das práticas encontradas nas propostas oferecidas por Garret (2002) e Maguire (2001): a identificação de como o resultado dessas práticas são aplicadas no processo de projeto; se elas são conduzidas de forma interna ou externa; e qual o posicionamento dos designers perante a sua aplicação. Na pesquisa exploratória foram realizadas entrevistas com profissionais atuantes em empresas de tecnologia da informação. Além disso, também se buscou fazer uma revisão bibliográfica nas áreas de design para experiência, design centrado no usuário, design centrado no produto e design centrado na interação, com o objetivo de coletar insumos teóricos para esta pesquisa. O estudo relevou uma certa variedade de abordagens e perspectivas sobre a condução de pesquisas relacionadas à UX, muitas delas com inspiração em outras áreas do conhecimento que não o design. Também se verificou uma tentativa dos profissionais da área seguirem um processo de projeto mais leve, executando as pesquisas de forma mais frequente e com um menor grau de preocupação quanto à seleção dos candidatos, o que levantou sérias preocupações quanto a sua validade. Ainda foi possível identificar que um melhor entendimento da área se faz necessário, por isso este trabalho buscou apontar possíveis caminhos pelos quais os novos estudos possam vir a contribuir para as discussões sobre pesquisas relacionadas ao design, as quais tenham o usuário como preocupação central e suas respectivas aplicações ao processo de projeto.;
metadataTrad.dc.description.abstract Creating memorable experiences has become a major discussion in design. The computational technologies massification into several different usage contexts has made information technology (IT) companies search for better ways to understand its users and consumers. In this context user experience (UX) research plays a pivotal role in achieving products and services objectives. This study aims to understand which practices, methods, and tools UX practitioners located in the state of California, USA, have been using to better evaluate and measure their products user experience. UX practitioners working for IT companies were interviewed to understand the practices they use to develop their products, trying to identify the contexts and specifics of these practices, and not just when they are applied. This understanding was based on a few items: a comparison of the practices offered by Garret (2002) and Maguire (2001); identifying how the results of these practices are applied in the design process; if they were conducted internally or externally; and what is the position of the designers about its applications. This study reveals a variety of approaches and perspectives around UX-related research, several of which inspired by areas outside design. Therefore, an extensive review of existing literature took place in the UX, user-centered design, product centered design and interaction design fields, aiming to collect theoretical resources to guide and substantiate this research. The studied revealed a variety of approaches and perspectives about how to conduct UX-related research. It was possible to verify as well an attempt of UX professionals to follow a more lean UX process, applying researches more frequently but with fewer concerns around the screening of candidates and more accurate demographics, which brings severe concerns around this approach. It also argues that a better understanding of UX is necessary, and suggests new areas of studies that can contribute to user-centered-research discussions and its applications to the design process.;
metadataTrad.dc.subject Experiência de uso; UX; Tecnologia da informação; Design para experiência; User experience; Information technology; Design for experience;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-03-09;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5278;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas