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Negócio social: uma alternativa para as transformações sociais no mercado direcionado à população de baixa renda

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Autor Silva, Alexandre Viegas da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1011063519384279;
Orientador Bitencourt, Cláudia Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Negócio social: uma alternativa para as transformações sociais no mercado direcionado à população de baixa renda;
Resumo Diante dos problemas sociais com os quais o segmento de baixa renda tem se deparado, há grande preocupação na busca por soluções sociais e mercadológicas que possam contribuir para minimizar os efeitos do déficit social ocasionado na população situada na base da pirâmide econômica. Nesse contexto, os negócios sociais ganharam notoriedade no cenário acadêmico, organizacional e midiático, ao se posicionarem como uma nova alternativa que contribui para a promoção das transformações sociais direcionadas a população de baixa renda, promovendo a inclusão social e econômica. Isso acontece por meio dos produtos e serviços ofertados pelos negócios sociais para esse público, os quais visam solucionar dificuldades sociais, levando em consideração o impacto individual e coletivo. Assim, este estudo buscou compreender como o negócio social contribui para promover transformações sociais no mercado direcionado à população de baixa renda. Para tanto, toma-se como base teórica as abordagens negócios sociais e transformações sociais. Esta pesquisa de campo tem como foco um caso particular, que é o do Banco Bem, localizado em Vitória, no Espírito Santo. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, organizada em duas fases distintas. A primeira buscou a identificação dos diferentes tipos de inclusão, além dos que a abordagem negócio social tradicionalmente apresenta, e a identificação dos fatores facilitadores e dificultadores que interferem na promoção das transformações sociais. Essa primeira fase foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 diferentes atores envolvidos com o negócio social estudado, abrangendo a gestora, os agentes de créditos e os seus beneficiários. Posteriormente, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A segunda fase aborda a trajetória de vida, que analisa a experiência individual de três pessoas da comunidade que foram beneficiadas pelo Banco Bem e tiveram suas vidas impactadas por esse negócio. Como principais resultados, o estudo aponta a identificação de novos tipos de inclusão que um negócio social pode gerar, além da social e econômica, e a identificação de outros fatores que facilitam e dificultam a promoção das transformações sociais. A trajetória de vida como relato das transformações sociais sinalizou que a realidade individual e econômica das pessoas entrevistadas foi modificada a partir do momento em que elas foram beneficiadas pelas ações do Banco Bem. Os depoimentos destacaram os benefícios e as mudanças na vida dessas pessoas e da comunidade. Todos destacaram questões do contexto social da comunidade, demonstrando um olhar diferenciado sobre os benefícios usufruídos. As transformações sociais promovidas pelo Banco Bem, na comunidade de baixa renda, estão associadas a resultados, como, por exemplo, valorização das pessoas, diminuição da vulnerabilidade social, nova realidade social e econômica, empoderamento comunitário, integração e engajamento comunitário e escolhas de novas oportunidades sociais e econômicas para o desenvolvimento humano local.;
Abstract Facing the social problems that the low-income segment have faced, there is great concern in the search for social and market solutions that can help to minimize the effects of the social deficit caused in the population at the base of the economic pyramid. In this context, the social business got notoriety in the academic, organizational and media scenery to take position itself as a new alternative that contributes to the promotion of social transformation addressed to the low-income population, promoting social and economic inclusion. This happens through the products and services offered by the social business to this audience that aim to solve social problems, taking into account the individual and collective impact. This study tried to understand how the social business helps to promote social changings in the market targeted to low-income population. Therefore, it takes as a theoretical base as social business approaches and social transformations and field research addresses one single case study made at Banco Bem, in Vitória (ES). Therefore, a qualitative research was developed, organized into two distinct phases: the first tried to identify the different types of inclusion, in addition to the social business approach traditionally features and identify the facilitating and inhibiting factors that interfere with the promotion of social changings. This first phase was developed through semi-structured interviews with 15 different actors involved in the social business studied as the manager, and their beneficiaries. Later, the data were analyzed from the content analysis. The second phase focuses with the life path, which analyzes the individual experience of three people in the community who were benefited by the Banco Bem and had their lives impacted by this business. The main results, the study shows the identification of new types of inclusion that can generate a social business, as well as social and economic, and the identification of other factors that facilitate and makes the promotion of social changings difficult. The trajectory of life as reporting of social changings signaled that the individual and economic reality of the people interviewed has been modified from the moment they were benefited by the actions of the Banco Bem in the community. The statements highlighted the benefits and changings in their lives and the community. All of them highlighted the community's social context issues, demonstrating a differentiated looking at the acquired benefits. The social changings promoted by the Banco Bem in low-income community are associated with results as for instance , valuing people, the reduction of social vulnerability, new social and economic reality, community empowerment, integration and community engagement and new opportunities social and economic choices for local human development.;
Palavras-chave Negócios sociais; Transformações sociais; Inclusão social e econômica; População de baixa renda; Impacto social; Social business; Social transformations; Social and economic inclusion; Population of low income; Social impact;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-01-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5195;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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