Resumo:
Esta dissertação quer problematizar duas apresentações ao vivo da banda de rock gaúcha Cachorro Grande. Adotamos, basicamente, duas perspectivas: materialidades e estéticas da Comunicação. Primeiramente, em caráter expositivo, fazemos a biografia do nosso objeto de pesquisa, onde apresentamos disco a disco, todas as fases da banda. Em seguida, apresentamos detalhadamente nossos procedimentos metodológicos e explicamos o porquê da escolha do método etnográfico em nossa pesquisa. Posteriormente, trabalhamos com a arqueologia do rock gaúcho – onde trazemos à tona também uma discussão sobre o termo, dando-se outros elementos para pensar a respeito da Cachorro Grande – e discutimos questões relativas às indústrias culturais, às cenas musicais e aos enfrentamentos identitários nos quais o conjunto se move. Nesta etapa, pensamos principalmente nos modos como esta cena musical se apresenta para refletir sobre práticas culturais e identitárias neste espaço urbano e para entender a relação da Cachorro Grande com este cenário. Assim, falamos de negociações simbólicas, diferentes pertencimentos e de jogos de performances no decorrer da carreira da banda. Quando abordamos a teoria das materialidades, o campo não-hermenêutico e a descentralização do sujeito, falamos de uma experiência estética que envolve diferentes dispositivos comunicacionais. Em relação à produção de presença, trazemos questões referentes aos materiais e discutimos o emprego dos artefatos tecno-midiáticos e o efeito estético que daí decorre. Tratamos especialmente do show de rock, que é nosso observável principal.