Resumo:
As Redes de Cooperação caracterizam-se como arranjos organizacionais criados para melhorar a competitividade e a sustentabilidade de pequenas e médias empresas autônomas, porém interdependentes. Dentre os benefícios da participação nessas Redes, está a Transferência de Conhecimentos, entendida como um processo por meio do qual determinadas unidades (indivíduo, equipe ou organização) transmitem, trocam e recebem conhecimentos. Nas Redes de Cooperação, a existência de espaços formais, como Equipes e Assembleias, promove a interação entre indivíduos e a possibilidade de formação de Redes Sociais. Assim, a participação do ator em uma Rede Social pode influenciar, por exemplo, as trocas, aquisição ou transmissão de conhecimentos. Nesse sentido, parte do objetivo do estudo é entender como propriedades estruturais e relacionais de uma Rede Social relacionam-se à Transferência de Conhecimentos. Outra parte do objetivo da tese visa a entender como características cognitivas dos indivíduos que participam dessas Redes se relacionam ao Processo de Transferência. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta-se um Framework para o estudo de propriedades da Rede Social e de características cognitivas, bem como o seu relacionamento com a Transferência de Conhecimentos. Em complemento ao Framework, foram descritas proposições de estudo. Acredita-se, dessa forma, contribuir com as temáticas voltadas às Redes de Cooperação, Transferência de Conhecimentos e Redes Sociais. A pesquisa caracteriza-se como Exploratória e Descritiva, com a utilização de métodos quantitativos e qualitativos. Para o estudo da Rede Social, utilizou-se a Análise de Redes Sociais (ARS) e medidas da Estatística. Para a análise de características cognitivas e das proposições foram aplicadas, por sua vez, métricas de ARS, além de medidas de Estatística Descritiva e técnicas da Estatística Não Paramétrica. Foram realizadas, também, observações e entrevistas. O estudo teve como objeto de análise uma Rede de Cooperação, do segmento varejista de móveis, localizada no Rio Grande do Sul. Essa Rede atua desde 2005 e foi criada a partir do Programa Redes de Cooperação. Em termos acadêmicos, a tese contribuiu para o avanço na compreensão da influência de propriedades da Rede Social e de características cognitivas na Transferência de Conhecimentos. Observou-se que a Posição, a Coesão Social, o Tamanho da Rede Social assim como o nível educacional do associado e o seu tempo de experiência na Rede de Cooperação influenciaram na Aquisição de Conhecimentos de Mercado. Além disso, o estudo considerou tanto a perspectiva intraorganizacional como interorganizacional. No que diz respeito a questões gerenciais, foram identificadas implicações para a melhoria na transmissão de conhecimentos entre atores que participam de Redes Sociais e suas empresas, no contexto de Redes de Cooperação.