Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo formular apontamentos para responder o problema de pesquisa que se constitui, essencialmente, pela seguinte pergunta: “Como as estratégias audiovisuais, em combinação com as dimensões do software e da interface cultural operam sobre as demais molduras das AppHQs?”. Para tanto, opero sobre as macromolduras software/interface, quadrinhos e audiovisual, buscando entender como se dá o tensionamento entre elas nos objetos empíricos analisados. As AppHQs são histórias em quadrinhos digitais que possuem características de aplicativos e que, portanto, obedecem a um lógica do software. A constituição do metodologia desta pesquisa se apoia em procedimentos propostos inicialmente por Benjamin, Bergson e Kilpp. Além destes autores, outros, como Dubois, Manovich e McLuhan são fundamentais para a compreensão das estratégias audiovisuais presentes nas AppHQs. Já o conceito de quadrinhos apresentado ao longo desta dissertação, se baseia no que dizem Eisner e McClloud obre a arte sequencial. Esta pesquisa avança no que diz respeito ao mapeamento das estratégias audiovisuais utilizadas nas AppHQs. Além disso, faz avançar também as metodologias para estudos deste objeto.