Resumo:
Partindo de uma concepção de comunicação, cultura e identidade fundamentada
na perspectiva dos estudos culturais, a pesquisa tem como objetivo investigar, através de um estudo de caso, as relações que se dão entre a Internet e a identidade cultural gaúcha, de modo a discutir como questões identitárias atravessam um site - a Página do Gaúcho - destinado a tematizar a cultura regional a partir da ênfase na tradição. Em uma abordagem etnográfica, através da combinação de procedimentos metodológicos como observação, histórias de vida, rotinas produtivas e análise de conteúdo, a investigação apresenta a identidade gaúcha como mediação para usos sociais da rede mundial de computadores, e, simultaneamente, sendo reconfigurada através de sua construção midiática. A Internet, como dinamizadora da vivência de estratégias identitárias, está ampliando possibilidades de experimentar modos de ‘ser gaúcho’ com a atualização de disputas que estão na gênese da construção da identidade, ao mesmo tempo em que promove um reordenamento a partir da apropriação de suas possibilidades comunicativas, com a formação de comunidades virtuais e as alterações na relação entre usos e produção.