Resumo:
A prática de leitura em Língua Materna no ensino superior em uma turma de graduandos do Curso de Letras em uma universidade pública no interior do Maranhão constitui o foco principal desta pesquisa. O objetivo deste estudo consiste em (re)construir e ressignificar a concepção de leitura, por meio de rememorização e experiências de letramento e de práti-ca de leitura objetivadas em narrativas ou memoriais de leitura de experiência pessoal. A base epistemológica deste trabalho está centrada na concepção de linguagem, concepções de leitura, estratégias de leitura, letramento e memorial de leitura. Esta pesquisa se confi-gura como uma abordagem qualitativa interpretativista, contemplando aspectos da pesqui-sa ação. Para a realização deste estudo foi usado instrumentos como: narrativas, onde ca-da participante deveria contar o seu percurso de leitura desde os primeiros contatos com a escrita até o momento atual, enquanto acadêmicos de Letras. Além desse instrumento usamos também entrevistas semiestruturadas, anotações em diário, gravação em áudio e vídeo. Os dados gerados revelaram que na infância a mãe professora é a principal media-dora de leitura lembrada; no ensino fundamental e médio há uma ausência de menção; os professores desses níveis, praticamente não foram lembrados enquanto mediadores; já no ensino superior, os professores, principalmente os de Literatura, foram mencionados como mediadores muito presentes. Quanto à concepção de leitura, nesta categoria constituímos várias subcategorias, onde a mais lembrada foi a que caracterizou ler com a significação de ler livros. Semelhante a esta, em se tratando de sentido e que também foram mencio-nadas diversas vezes, estão: ler é ter prazer, é gostar, é ter paixão, é sonhar, é ter amor. Na sequência, tivemos outras menções, onde ler é ler literatura. Com isso, constatei que a concepção que eles apresentam, em sua maioria, é uma concepção fundamental de leitura. Ressalto que neste estudo a ressignificação de leitura ocorre, mas é no sentido de amplia-ção, no sentido de ser para a vida como um todo e também no sentido de ampliação da leitura de textos literários. Então, é nesse contexto que concluí este trabalho e acredito que realmente ler de forma crítica, levando em consideração as várias situações da vida, é algo indispensável.