RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Histórias de letramento e concepções de leitura de alunas do curso de pedagogia de uma Uiversidade Pública do Nordeste Brasileiro

Mostrar registro simples

Autor Godinho, Clarice Maria Reis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2723621862764794;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Histórias de letramento e concepções de leitura de alunas do curso de pedagogia de uma Uiversidade Pública do Nordeste Brasileiro;
Resumo Este estudo tematiza as histórias de letramento das acadêmicas do curso de Pedagogia de uma universidade do Nordeste brasileiro, permitindo a reflexão sobre a formação leitora e sobre a atuação profissional a partir da sua capacidade de ser usuária da língua, tendo como ponto inicial a história de leitura e as influências dos contextos de letramento que fizeram parte, tanto na escola, como em outros espaços sociais. Pesquisa vinculada à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares do Mestrado em Linguística Aplicada do Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem como objetivo identificar as histórias de letramento e concepções de leitura de alunas do 5o período do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública e seus desdobramentos na formação leitora e na vida social. Participam desta pesquisa cinco alunas do 5º período do curso de Pedagogia. A natureza da pesquisa é qualitativa, trazendo uma análise situada dentro da história de leitura de cada entrevistada. O instrumento utilizado para obter dados foi a entrevista semiestruturada, composta de questões sobre o início da alfabetização, concepção de leitura, eventos de letramento e escolha do curso Pedagogia, dentre outros. Para fundamentar o trabalho, buscou-se apoio nos estudos teóricos de Bakhtin (2006), Geraldi (2006), Brito (2003), Kleiman (1995, 2005, 2012) Silva (1998,1999), Soares (2005, 2012), Zilles (2009), Kersch (2012), além de outros autores. Os resultados mostram que o percurso de formação acadêmica traz contribuição das vivências em diversos contextos de letramento e da forma de atuação como professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação contribui para os estudos linguísticos, à medida que permite a discussão do acadêmico no processo de formação do professor como usuário da língua materna e atuante como alfabetizador.;
Abstract This study discusses the stories of literacy of academic course in Pedagogy of a University in Northeastern Brazil. These designs allow us to reflect on the training and on the reader professsional performance from their users language capacity, having as starting point the history of Reading and literacy contexts influences that were part of their training, both at school, as in other social spaces. The research thinks linked to the research Language and School Practice of Post-Graduation Program in Applied Linguistics at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). It aims to identify the stories of literacy and conceptions of students Reading the 5th period of the course in Pedagogy of a public University and its offshoots in the reader formation in social life. It have participated in this survey five students of the fifth period of the course in Pedagogy of that University. The nature of the work is interpretative, bringing a qualitative analysis located within the history of Reading each interview. The instrument used to obtain data was the semi-structure interview, conducted in the schools of the participants, composed of questions about the beginning of literacy, reading, design literatcy events and choose the course Pedagogy, among others. To support the work, sought to theoretical studies in Bakhtin (2006), Geraldi (2006), Brito (2003), Kleiman (1995, 2005, 2012) Silva(1998,1999), Soares (2005, 2012), Zilles ( 2005), Kersch e Silva (2012), in addition to others authors. The results show that the academic training path brings the contribution of experiences in various contexts of literacy and the way of acting as teachers of the early of Elementary School. The research contributes to linguistics studies, as long as allows discussion of the academic in the formation of teacher as the mother tongue user and action as teacher.;
Palavras-chave Histórias de letramento; Concepções de leitura; Linguagem; Letramento; Literacy stories; Conceptions of reading; Language; Literacy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-09-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4982;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística