Resumo:
O mercado tem apresentado uma evolução após a era industrial, passando de uma geração focada em produção para as informações. Com essa mudança de comportamento, as organizações precisam se adequar às novas exigências do mercado e a TI passa a ter um papel crucial nos mais diversos negócios. Com a inserção da TI no mercado, o nível de competitividade entre as empresas tem uma característica voltada para as informações, apontando um valor estratégico cada vez mais intenso para a capacidade de gestão dessas informações. Buscando a necessidade de se manter competitiva, as organizações registram valores expressivos crescentes nos investimentos em TI, abrindo uma lacuna para os questionamentos em relação ao retorno desses investimentos, pois as avaliações desses retornos não se apresentam de forma direta e quantitativa, sendo necessária a junção de diversas variáveis para avaliar os investimentos em TI. Diante dessa incógnita, a tomada de decisão torna-se mais incerta, pois falta aos gestores métodos e ferramentas para avaliação desses investimentos. A importância de decisões mais assertivas também acompanha investimentos em TI, pois na sua maioria representa grandes percentuais do faturamento das organizações. A tomada de decisão varia nas mais diversas esferas e situações. Com isso, investimentos assertivos em determinados portfólios, em uma empresa, não garantem o sucesso do mesmo portfólio em outras empresas. Assim, a pesquisa tem foco na execução de um estudo de caso, abordando a tomada de decisão em empresas que possuem investimentos em TI, tendo como foco duas organizações que se destacam nos seus mercados de atuação, avaliando as diversas situações no processo de tomada de decisão em TI e analisando variáveis nos processos decisórios.