Resumo:
A cooperação entre universidade-governo-empresa (UGE) contribui para o desenvolvimento da indústria. A partir dessa cooperação, é possível explorar uma lacuna teórica, como o alinhamento entre a visão baseada em recursos e a visão relacional, gerando proposições de pesquisa. Quando se trata de indústria de alta complexidade tecnológica, como a dos semicondutores, essa cooperação torna-se essencial para o sucesso. Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a cooperação UGE na indústria de semicondutores e, em especial, como os recursos compartilhados pela universidade, governo e empresa contribuem para o desenvolvimento da indústria de semicondutores, a presente tese buscou compreender os recursos da universidade, governo e empresa. Isso porque essa cooperação pode estar intimamente relacionada com recursos disponibilizados por cada organização. Além dos recursos de cada organização envolvida, esta tese também identifica as ações relacionais desenvolvidas entre UGE e os recursos resultantes dessas ações. A aplicação dos conceitos-chave da visão baseada em recursos, alinhada com a visão relacional, contribui para a compreensão dessa cooperação. A estratégia de pesquisa utilizada é o estudo de caso único com unidades incorporadas. Assim, foi realizada uma coleta de dados envolvendo múltiplas fontes de informações, tais como: entrevista semiestruturada, material audiovisual, documentos das organizações e relatórios. A análise do caso estudado permitiu a geração de proposições de pesquisa e a elaboração de um esquema conceitual com os elementos críticos necessários para o estabelecimento da cooperação entre UGE. Como elementos críticos, identificou-se: os recursos internos da organização, os recursos compartilhados na cooperação, a relação como recurso, a orientação empreendedora da universidade, o posicionamento do governo como um ator-chave da cooperação e a existência de capacidades latentes nas organizações, característica essencial para o estabelecimento da cooperação. O presente trabalho também apresenta as implicações práticas e teóricas identificadas no processo de cooperação estudado e menciona recomendações para a continuidade deste estudo.