Resumo:
A presente Tese se propôs a discutir como que a estrutura de relacionamentos interorganizacionais em rede impacta a responsabilidade social corporativa da rede de suprimentos da organização Bibi Calçados LTDA, integrante do setor calçadista Gaúcho, que é situada na cidade de Parobé/RS. A pesquisa tem caráter descritivo, explicativo e exploratório pois, além de descrever como se comporta a estrutura de relacionamentos em rede das organizações do setor calçadista gaúcho a partir da organização Bibi Calçados LTDA, também explica os ponderados impactos que os construtos sintetizados pelo esquema conceitual-teórico proposto por esta Tese exercem sobre o modelo de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da unidade de análise considerada. Trata-se de um estudo exploratório concomitantemente, pois o fenômeno problematizado que trata dos impactos da estrutura de relacionamentos em rede sobre a RSC ainda não se apresenta na literatura acadêmica com a devida clareza e solidez teórica nem empírica. A metodologia de pesquisa, inicialmente, utiliza-se da identificação e cálculo da métrica de redes centralidade obtidas através de coletas primárias e secundárias junto aos stakeholders fornecedores e clientes da rede produtiva em análise e, por fim, após a obtenção destes dados da rede e das variáveis independentes sintetizadas para este estudo no esquema conceitual-teórico (i.e stakeholders e isomorfismo), o conjunto acumulado de dados foi submetido ao tratamento estatístico de regressão multivariada para que as devidas análises confirmatórias e reflexivas fossem sintetizadas. Os resultados obtidos evidenciaram que os construtos constituintes da estrutura da rede analisada impactam a RSC de maneira ponderada e portanto, sugere-se que estes construtos sejam incluídos no modelo de RSC tornando-o um modelo teórico com foco além do corporativo intraorganizacional apenas, mas também com foco nas relações interorganizacionais em rede. Como desafio futuro desta linha de pesquisa, propõe-se que aos estudos sobre gestão da responsabilidade social corporativa em redes sejam incorporados a perspectiva da análise de redes sociais pois, a partir desta tipologia de redes, poder-se-á entender atributos qualitativos formais e informais de redes que também impactam a RSC e, por consequência, avançar no conhecimento teórico sobre responsabilidade social corporativa ainda mais.