Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender a concepção de trabalho acadêmico de alunas do curso de Pedagogia à Distância de uma Universidade do interior de um Estado do Nordeste do Brasil e por que esta concepção está associada ao plágio (GALLO, 2004; ABRANCHES, 2008; SILVA, 2008; CELANI, 2005). Para isso, lançamos mão do estudo de caso e selecionamos três TCCs que foram analisados a partir da perspectiva do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (2007), que propõe uma análise dos gêneros textuais levando em consideração, além da estrutura interna do texto, o seu contexto de produção. Esta perspectiva na análise nos permitiu associar o contexto sociocultural das alunas aos problemas na construção dos TCCs, demonstrando os problemas nos processos de letramentos (KLEIMAN, 2001, 2005, 2007, 2015) das alunas que ficaram evidentes na opção pela cópia. Observamos que a identidade de sujeito/autor (FOUCAULT, 1991, 2002; SILVA, 2008) das alunas não está presente em seus trabalhos. No lugar de construírem textos próprios, produzem uma escrita que demonstra que, de certa forma, conhecem as regras de um trabalho acadêmico que precisa ser apoiado nas falas de autores especialistas. Contudo, o que fazem é ceder as próprias vozes a esses autores academicamente legitimados. Acreditamos que esse processo está ligado a uma baixa autoestima que constrói identidades (HALL, 2011; LOPES e FABRÍCIO, 2002; RAJAGOPALAN, 2003) de autor fragilizadas. As alunas não acreditam que suas próprias vozes devam ser ouvidas. A partir disto pudemos, também, discutir o papel da universidade nos processos de letramentos acadêmicos (LEA & STREET, 2014; STREET, 2013; ZAVALA 2010; OLIVEIRA, 2009, 2014; BRANDÃO 2013) dos alunos ingressantes. O gênero acadêmico “trabalho de conclusão de curso” deve ser apresentado aos alunos e trabalhado com eles desde os primeiros períodos, e não considerado como algo natural, que o aluno consiga fazer sozinho. Se o aluno que entra na universidade nunca teve contato com gêneros acadêmicos e provém de contextos socioculturais desligados da questão da leitura e escrita, ele terá muitas dificuldades para produzir gêneros de texto que circulam na esfera acadêmica e, nesses casos, o plágio pode se tornar um caminho considerado alternativa.