Resumo:
Para muitas instituições de ensino superior (IES), inseridas em um mercado altamente competitivo, a internacionalização tornou-se indispensável para subsistir. O atual cenário mundial globalizado e interconectado demanda egressos qualificados para atuar nesse cenário. No entanto, torna-se necessário conhecer se a internacionalização está realmente contribuindo para o alcance dos objetivos das instituições e é nesse sentido que a gestão e a avaliação do processo de internacionalização tornam-se fundamentais. A fim de trazer luz a esse problema, este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetiva analisar como duas instituições de ensino superior privadas avaliam seus processos de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso com duas universidades brasileiras, privadas, comunitárias, em que a coleta dos dados baseou-se na pesquisa documental, observações diretas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores diretamente envolvidos com o processo de internacionalização nessas instituições. Assim sendo, buscou-se inicialmente entender o status atual da internacionalização nas IES estudadas, sua relação com a estratégia das mesmas e como se dá a gestão deste processo. Identificou-se que a internacionalização está presente na estratégia das IES estudadas e seus métodos e ferramentas de gestão da internacionalização foram descritos e analisados. Com relação à avaliação do processo de internacionalização, foi possível descrever como a avaliação do processo é realizada nas IES pesquisadas e verificar que as práticas de avaliação por elas adotadas geram input para a tomada de decisão para avanços ou correções de curso do processo de internacionalização. Ademais, foi possível identificar, através da literatura, práticas de avaliação do processo de internacionalização adotadas por instituições internacionais e que poderão contribuir para o avanço do processo de internacionalização nas IES pesquisadas. Os resultados sugerem que a realização de uma auto avaliação do processo de internacionalização com instrumentos disponíveis na literatura e/ou com instrumento próprio elaborado a partir dos mesmos; a elaboração do plano de internacionalização, com estratégias e metas específicas de internacionalização; a criação e revisão de indicadores utilizados para mensurar avanços do processo e custos relacionados à operação; o conseguinte monitoramento desses indicadores e a posterior avaliação do processo de internacionalização, esta realizada periodicamente, possibilitará às IES pesquisadas promover um ciclo de evolução da internacionalização.