Resumo:
O mercado vem exigindo das empresas níveis cada vez maiores de complexidade, o que as força a buscar meios alternativos de gestão. Neste contexto a Gestão de Competências surge com visão holística dos recursos principais que aorganização possui e compreende o desenvolvimento de habilidades organizacionais em diferentes níveis. Porém ainda faltam estudos que estabeleçam a relação existente entre os diferentes níveis de desenvolvimento de competências. Para aprofundar a compreensão sobre os níveis das competências é preciso considerar que elasestabelecem-se e desenvolvem-se através das práticas sociais. Levando isto em consideração este trabalho visa identificar quais competências sociais em nível individual e coletivo são desenvolvidas na prática do trabalho voluntário em um Programa de VoluntariadoEmpresarial numa empresa do setor da metalurgia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida através do método de estudo de caso na empresa Thyssen Krupp do Brasil. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, grupos de foco, observação não-participante e análise documental. Os principais resultados encontrados revelam que para o desenvolvimento das competências sociais é preciso que exista interação entre as competências individuais e coletivas dos indivíduos. Além disso, foram identificadas quais competências são mais representativas em nível individual e coletivo para a prática do voluntariado no caso estudado. Outro resultado encontrado é que o sentido atribuído ao trabalho voluntário é relevante, tanto no nível individual, coletivo e empresarial, para o desenvolvimento destas competências. Os achados apontam que os níveis das competências (individual e coletivo) estão profundamente relacionados e são complementares.