Resumo:
O Terceiro Setor surgiu como resposta aos diversos tipos de problemas sociais decorrentes de crises, estruturais e conjunturais e busca atender às necessidades sociais não supridas pelo Estado e nem pelas empresas. As Organizações sem fins lucrativos (ONGs) que constituem esse setor dependem, em grande parte, do voluntariado para a realização das suas atividades. As mudanças nos contextos do mercado de trabalho vivenciadas nas últimas décadas atingem também essas organizações, aumentando a sua preocupação com a atração e a retenção desses voluntários. Para que consigam melhorar o seu processo de recrutamento e ter sucesso na permanência desses indivíduos em atividade, essas organizações precisam conhecer quais são as motivações que os levam à se voluntariarem. Percebeu-se que esses indivíduos se mostram mais satisfeitos e dispostos a permanecerem na atividade voluntária quanto maior a congruência entre as suas expectativas e as experiências reais no trabalho. Diversas ONGs
que possuem projetos de longa duração começaram a identificar em seu grupo de voluntários indivíduos que participaram do projeto como alunos e agora retornam ao mesmo para atuarem como voluntários. Com estas perspectivas, este estudo buscou investigar como as motivações para o trabalho voluntário podem variar entre indivíduos que foram beneficiados por um projeto de ação voluntária durante sua trajetória escolar, em comparação com indivíduos que não vivenciaram esta experiência. A partir da questão de pesquisa e à luz do referencial teórico propôs-se um framework integrando as categorias e considerando todas as dimensões de motivações existentes para a realização do trabalho voluntário: Pessoais, Sociais, Profissionais e Ideológicas. Definiu-se como objeto de estudo o projeto de maior duração desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul por uma ONG atuante em todo o país. Para o estudo utilizou-se a metodologia quali-quanti, organizada em duas fases distintas e que alimentavam a etapa subsequente. Na primeira fase, qualitativa, composta por entrevistas e coleta de dados secundários, a pesquisadora procurou compreender o contexto do projeto e identificar o surgimento de novas categorias além daquelas propostas pelo framework. Os resultados serviram como subsídio para a elaboração do instrumento de pesquisa da segunda fase, de caráter quantitativo, na qual se buscou, por meio da análise de correlação bivariada e multivariada, identificar e compreender as possíveis relações entre as motivações do voluntário e a sua participação anterior como beneficiário do projeto. Os resultados demonstram que a participação como beneficiário do projeto não interfere significativamente nas motivações do indivíduo voluntário. Identificou-se porém que a escolaridade tem correlação significativa com direção negativa com algumas subcategorias de motivações. O fator de motivação mais destacado pelos voluntários participantes da pesquisa foi a Reciprocidade, subcategoria proposta pelo framework desenvolvido por esse estudo.