Resumo:
O objetivo do presente estudo consistiu em identificar se uma comunidade de prática em mídia social Facebook® poderia ser utilizada para o desenvolvimento profissional de grupos em situação de vulnerabilidade social. Os sujeitos selecionados para a pesquisa foram os aprendizes do curso de Manutenção Elétrica e Predial do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - unidade de Canoas, Rio Grande do Sul, que participam do programa governamental Aprendiz Industrial que se destina a pessoas de baixa renda familiar e que se enquadram em condições sócio-vulneráveis. O método de pesquisa empregado foi o Design Research, usado para a criação de artefatos em atividades que gerem conhecimentos teóricos e práticos. Assim, para este estudo, criou-se um artefato (uma comunidade digital) em mídia social (Facebook®) Para a construção do artefato foram utilizados instrumentos de diagnóstico, (que permitiram a identificação do contexto social e tecnológico dos participantes), eventos em grupos (treinamentos, debates, reuniões) para compor os formatos da comunidade digital, além de controles (registros de participação e atividades) para a avaliação final. Para a análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo realizada através do software NVivo, que permite categorizar diferentes tipos de dados (textos, figuras, sites, links, vídeos, etc). Como principais resultados encontrados pelo estudo destacam-se: a viabilidade do uso do Facebook® para a criação de uma comunidade de prática, já que está mídia possui estrutura e ferramentas virtuais que permitem a concepção de um ambiente interativo, propício para aprendizagem social advinda do compartilhamento de informações, ideias, práticas e experiências. No entanto, as dimensões de comunidade e prática não foram atingidas de forma plena pela comunidade digital no Facebook® Com relação à aprendizagem, esta ocorreu de maneira informal, dado que o ambiente digital possibilitou o despertar de atitudes autônomas, livres e independentes que contribuem para esse processo.Houve uma contribuição para o desenvolvimento profissional por meio da aprendizagem informal e identificaram-se também, formas de ajuda mútua e colaboração, por meio de iniciativas de apoio e encorajamento entre os membros. Além dos resultados práticos o estudo realizou a concepção de um método para a criação de comunidades de prática virtuais em mídia social.