Autor |
Feijó, Rodrigo Medeiros; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0586772957525756; |
Orientador |
Matos, Celso Augusto de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0706941781603769; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Antecedentes de continuidade em redes de cooperação: um estudo das Farmácias Associadas; |
Resumo |
Neste estudo são explorados diversos aspectos referentes às relações interorganizacionais, com ênfase nos construtos satisfação, desempenho, aprendizagem, motivação, legitimidade, ferramentas promocionais e continuidade. O objetivo desta pesquisa investigar os fatores que mais influenciam a intenção de continuidade dos membros participantes de uma rede de cooperação no segmento varejista. Logo, utiliza-se uma pesquisa qualitativa exploratória preliminar, como forma de suportar uma pesquisa quantitativa principal, a partir de uma survey. Uma amostra de 150 proprietários de farmácias, que pertencem à rede, responderam um questionário eletrônico, que fora utilizado como base para uma análise descritiva, teste de hipóteses e regressão linear. A ideia de que o associativismo promova benefícios para farmácias independentes, oferecendo melhores condições de competir em um cenário dinâmico, dominado por grandes redes, e a busca do entendimento dos fatores que antecedem a continuidade na rede, permeiam a condução da pesquisa. Os resultados principais mostram que a continuidade está mais fortemente associada à maior satisfação, maior aprendizagem e maior desempenho do membro da rede. Além disso, observou-se que empresários com um tempo maior de rede e com orientação estratégia direcionada para qualidade possuem maior intenção de continuidade.; |
Abstract |
Several aspects related to inter-organizational relationships are explored in this research, with emphasis on constructs satisfaction, performance, learning, motivation, legitimacy, promotional tools and continuity. The objective of this research is to investigate the factors that most influence the intention of continuity of participating members of a cooperation network in the retail segment. Therefore, we use a preliminary exploratory qualitative research as a way to support a major quantitative research, from a survey. A sample of 150 owners of pharmacies, which belong to the network, answered an electronic questionnaire, which was used as the basis for a descriptive analysis, hypothesis testing and linear regression. The idea that the association promotes benefits to independent pharmacies, offering better conditions to compete in a dynamic scene, dominated by large networks, and the search for understanding the factors that precede the continuity in the network, permeate the conduct of research. The main results show that the continuity is more strongly associated with greater satisfaction, higher learning, and increased network member performance. Furthermore, it was observed that business with a longer network and orientation with an emphasis on quality strategy intended to have greater continuity.; |
Palavras-chave |
Redes; Desempenho; Aprendizagem; Satisfação; Continuidade; Cooperação; Networks; Cooperation; Performance; Learning; Satisfaction; Continuity; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2015-05-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4882; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |