Autor |
Silva, Wesley Lacerda e; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7027194759158382; |
Orientador |
Teixeira, Rafael; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5768027040780831; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Análise das capacidades para coprodução de outsourcing de TI: um estudo no contexto de manutenção de aplicações; |
Resumo |
A capacidade de coprodução de serviços terceirizados de Tecnologia da Informação - TI é um tema pouco debatido de modo geral, com poucos trabalhos acadêmicos específicos e desconhecido no meio profissional. Esse estudo apresenta uma proposta de constructo sobre as capacidades dos clientes de coprodução de serviços terceirizados de manutenção de aplicativos. Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise detalhada de uma empresa multinacional brasileira reconhecida pela sua estratégia de terceirização de atividades fora do seu core business, como é o caso das atividades de TI. Utilizando a abordagem metodológica de Estudo de Caso foi feita a confirmação de um modelo de capacidades dos clientes de coprodução de serviços terceirizados de manutenção de aplicativos, definindo também as dimensões que compõem essas capacidades. Chegou-se à conclusão que existem três grandes capacidades de coprodução dos clientes para esses serviços: a capacidade de Gestão Tecnológica, a capacidade de Relacionamento Organizacional e a capacidade de Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores. Esse estudo, a partir de uma revisão teórica dos temas envolvidos, propõe um modelo teórico que foi confirmado e refinado a partir das entrevistas de campo em profundidade, realizadas com profissionais diretamente ligados com a gestão e execução das atividades de manutenção de aplicativos desta empresa multinacional brasileira.; |
Abstract |
The IT outsourcing coproduction capability, in general, is not a well explored and studied matter, with few specific academic studies and even less efforts in the professional market. This study presents a construct proposal about the application management outsourced services coproduction capability. This qualitative research was based in a detailed analysis of a multinational Brazilian company, recognized by its outsourcing strategies. With a Case Study approach, it was confirmed the application management outsourcing services coproduction capability model, defining also this capabilities dimensions. This study concludes that there are three major customer coproduction capabilities: Technological Management capability, Organizational Relationship capability and Suppliers Management and Development capability. This study, based in theoretical references, proposes a model that was confirmed and refined through in-depth interviews with application management professionals, both managers and technicians that work directly with these activities as employees of this Brazilian multinational company.; |
Palavras-chave |
Manutenção de aplicativos; Outsourcing de TI; Coprodução de serviços; Capacidades de TI; Services coproduction; IT capabilities; Application management; IT outsourcing; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2014-12-21; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4876; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |