Resumo:
A sociedade contemporânea é caracterizada pela grande quantidade de imagens em circulação. Um dos dispositivos responsáveis por esse fenômeno é o aparelho celular que, em sua grande maioria, contém uma câmera fotográfica embutida. Milhares de pessoas produzem fotografias intensamente com estes dispositivos móveis e publicam nas redes digitais milhões de imagens a cada minuto. Diante desde cenário, o fotojornalismo e o trabalho do fotógrafo profissional está sendo colocado em discussão. O fotojornalismo recebe pressões desse novo “fazer” fotográfico da contemporaneidade. Diante desse cenário, este estudo pretende entender quais as transformações que a fotografia móvel está produzindo nos processos de edição de imagem de um jornal e também na atividade do fotojornalista. Para isso, a pesquisa compreendeu o acompanhamento das práticas de produção fotojornalística do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, RS, além de entrevistas com seus profissionais. Detectou-se, entre outros aspectos, que há uma transmutação contínua dos processos, que passam por fases adaptativas, ainda não consolidadas e com diversos pontos de tensionamento.