RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Redes ego centradas e os projetos de crowdfunding: uma análise da relação entre as características estruturais da rede social do empreendedor e o sucesso de projetos de financiamento coletivo no Brasil

Mostrar registro simples

Autor Zuquetto, Rovian Dill;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8155257263445597;
Orientador Verschoore, Jorge Renato;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5485189907016634;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Redes ego centradas e os projetos de crowdfunding: uma análise da relação entre as características estruturais da rede social do empreendedor e o sucesso de projetos de financiamento coletivo no Brasil;
Resumo O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é um fenômeno crescente que tem auxiliado diversos empreendedores a trazerem suas ideias para a realidade nas mais diversas áreas, como artes, cinema, música, tecnologia, web e meio ambiente. Compreender como os diversos fatores que cercam este contexto e como eles afetam o sucesso dos projetos de crowdfunding tem sido fruto de diversos estudos, porém ainda existe muito espaço para mapear este universo que cresce de forma acelerada ao redor do mundo. Lançamos um olhar sobre este fenômeno com uma perspectiva de redes sociais e como as características estruturais da rede social dos empreendedores podem afetar o sucesso dos projetos. Este estudo é único no que tange o contexto brasileiro e a plataforma de crowdfunding Catarse, a maior plataforma de financiamento coletivo brasileiro. Os dados coletados indicam que os construtos relacionados a rede social do empreendedor desempenham papel fundamental sobre o sucesso do projeto do empreendedor e o desenvolvimento de uma rede que possa garantir ao empreendedor os recursos necessários para o sucesso do seu projeto traz uma luz sobre algumas ações que estes empreendedores podem realizar para aumentar suas chances de sucesso. Nosso estudo também permitiu um olhar de ângulos diferentes sobre a estrutura social da rede ego dos empreendedores, permitindo identificar que não deve-se olhar a rede social de apenas um ângulo, onde, por exemplo, uma maior coesão é melhor, mas de diferentes óticas. Aumentar a coesão da rede para desenvolver capital social para o suporte do projeto ao mesmo tempo que ela se mantém polarizada, provendo os laços fracos que podem auxiliar na disseminação do projeto, são fatores encontrados neste estudo, e que podem permitir a estudos futuros encontrar soluções otimizadas para a estrutura social dos empreendedores. Apesar da crescente quantidade de estudos nesta área, ainda é tarefa de pesquisadores, plataformas de financiamento coletivo e empreendedores entender melhor a função da rede social que cerca este ambiente e desenvolver modelos capazes de auxiliar no sucesso dos projetos de crowdfunding, permitindo uma alternativa viável para alavancar novos negócios.;
Abstract The crowdfunding is a growing phenomenon that have helped many entrepreneurs to bring their ideas to reality in many areas like arts, cinema, music, technology, web and environment. Understand how the diversity of factors that affect this context and how they affect the crowdfunding project success have been the topic of many researches, but there is a lot of space to map an universe that grows fast around the globe. We look to this phenomenon with a social network lens and how the social network structure of entrepreneurs of crowdfunding affect their projects success. This research is unique in a Brazilian context inside one of the most important platforms in Brasil, the company Catarse. The evidences suggest that the entrepreneurs social network develop an important role to assure the crowdfunding project success, this social network provide the social capital that boost the project in the beginning trough cohesion and the strong ties and the diffusion trough a more polarized network and weak ties available in the entrepreneur social network. The entrepreneurs that can develop their network to have a mix of different connections can provide better changes to the success of their projects. Although there are some limitation in our model, the results shows that the entrepreneurs’ social network in crowdfunding projects can mold the results of it, the importance of social capital is vital to reach success and more studies needs to be developed to understand this phenomenon in different countries and cultures. Crowdfunding have the potential to bring ideas to reality and driven start-ups to big companies, allowing a viable financial source for the entire society.;
Palavras-chave Crowdfunding; Facebook; Catarse; Redes; Empreendedorismo; Networks; Entrepreneurship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4812;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística