Autor |
Tonelotto, Simone Rendwanski; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1361720027556933; |
Orientador |
Costa, Filipe Campelo Xavier da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7106471704531411; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Desenhando através da luz - experiências de prazer em ambientes comerciais; |
Resumo |
O desafio deste estudo é investigar de que maneira o design pode desenhar experiências de prazer através da luz em ambientes comerciais. Para tal, esta pesquisa não foca os efeitos fisiológicos da luz, já conhecidos, mas aborda de que maneira a luz atua na emoção dos usuários de espaço. O estudo do prazer através da iluminação apresenta uma nova discussão no campo da experiência quanto ao ponto de venda, pois identifica seu potencial como diferencial de projeto. A pesquisa exploratória e a aplicação de entrevistas em profundidade a diferentes projetistas da área de iluminação revelam como os profissionais tratam tais fatores em seus projetos, assim, verificando a importância da prática tanto na expertise dos profissionais utilizada na resolução de questões projetuais como na construção de conhecimento em razão dos estudos ainda escassos, os quais têm seu referencial teórico, de certa forma, aproximado de outras áreas.; |
Abstract |
The challenge for this study is investigate how design can build pleasure experiences beyond the lighting in commercial spaces. For this the Research is not focused in the physiological effects of lighting, already known, but make a approach of how the lighting can contribute in emotions of the user of space. The study of pleasure beyond lighting presents a new conversation in the experience field in the point of purchase and identifies the potential of a space as a projetual increment. For this a exploratory study associated with in-depth interviews with lighting designers show a rich sampling how designers deal with this factors on projects, verifying in the practice the relevance of the designer’s expertise in the resolution of project issues and in the knowledge given the lack of research, come forward other areas.; |
Palavras-chave |
Projeto; Experiência; Emoção; Prazer; Ambiente comercial; Iluminação; Project; Experience; Emotion; Pleasure; Retail and lighting design; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2013-05-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4796; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |