Resumo:
O objetivo principal desta tese é compreender como o capital social organizacional é desenvolvido em um projeto interorganizacional realizado no Terceiro Setor. O Terceiro Setor se desenvolveu a partir da necessidade social, uma vez que o setor público não atende as necessidades da população. Assim, as organizações que compõem este setor surgiram com o propósito de buscar alternativas aos mais diversos problemas sociais. Por apresentar uma lógica distinta, uma vez que são organizações privadas que prestam serviços públicos, este setor apresenta peculiaridades, principalmente no que tange à gestão. A fim de colaborar para a compreensão deste setor, foi investigado um projeto interorganizacional composto por 100 atores oriundos dos três setores, e gerenciado por uma organização não governamental. Esta pesquisa utilizou o capital social organizacional (CSO) como lente teórica e o terceiro setor como contexto. Nesse sentido, este estudo compreende o CSO como um beneficiador, tanto no acesso ao recurso externo como no desenvolvimento de processos internos, sendo considerado um importante componente na formação, contratação e gestão de organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. Para a realização deste estudo de caso único foram adotados como procedimentos metodológicos uma pesquisa de métodos mistos, a qual apresentou 3 etapas: qualitativa exploratória, quantitativa exploratória e qualitativa descritiva. As etapas qualitativas utilizaram a análise de conteúdo como técnica de análise de dados, enquanto a etapa quantitativa realizou a análise de conglomerados, seguidas pelos testes nãoparamétricos de Kruskal-Wallis e Wilcoxon-Mann-Whitney. Esta tese contribui para o avanço no estudo do capital social, por meio da sugestão de uma quarta dimensão para a compreensão do desenvolvimento do capital social organizacional no Terceiro Setor, ou seja, para a compreensão do CSO no contexto do Terceiro Setor devem ser utilizadas quatro dimensões (estrutural, cognitiva, relacional e mobilizadora), sendo a última proposta por este estudo. A par da importância dos recursos e capacidades para as organizações do Terceiro Setor, a dimensão mobilizadora surge como uma forma alternativa de perceber o CSO. Nesse sentido, é vista como capacidade, atuando na mobilização e compartilhamento dos recursos que são capacidades fundamentais para as organizações desse setor. Os resultados sugerem que: (i) o desenvolvimento do CSO está alicerçado nas relações e nos seus níveis de maturidade, assim percebeu-se que o desenvolvimento de CSO em projetos interorganizacionais desenvolvidos no Terceiro Setor perpassa por quatro níveis de maturidade das relações, que são: Laços, Interações, Confiança e Compartilhamento de Recursos; (ii) a compreensão e as práticas desenvolvidas pelas organizações em relação ao compartilhamento de recursos dependem do nível de CSO apresentado pela organização social; (iii) Dimensão Mobilizadora pode ser vista como uma capacidade organizacional das organizações sociais, desenvolvida durante a trajetória organizacional e apresentando-se fortemente vinculada às peculiaridades das organizações que integram este setor; (iv) a compreensão do desenvolvimento do CSO no contexto do Terceiro Setor se dá a partir do framework proposto por este estudo, contendo a inclusão da Dimensão Mobilizadora.