Resumo:
Atualmente as discussões sobre os significados do consumo tem se tornado mais constante, juntamente com estas discussões abre-se espaço para investigar quais os papeis dos objetos em uma sociedade. Mediante estes argumentos, os objetos são vistos como bens simbólicos, e como estes passam a agregar elementos tangíveis e intangíveis. Outro fator que contribui para esta discussão é o peso deste valor simbólico como forma diferenciadora de valores entre os objetos. Identifica-se na experiência de consumo uma forma de aliar valores simbólicos, inovando o sentido dos objetos perante seus consumidores. Este estudo fundamenta-se na busca de novos argumentos que visem conquistar estas necessidades de mercados que se apresentam, estimulando as funções estéticas e sensoriais na busca de respostas emocionais de consumo positivas. Investigando as experiências de consumo do mercado joalheiro, para compreender os seus significados e respostas emocionais, esta pesquisa realizou tal investigação, tendo como referências os conhecimentos do Design para Experiência e Design Emocional. O propósito desta investigação foi atribuir estes conhecimentos a um processo de projeto guiado pela visão do Design Estratégico. A motivação deste projeto está baseada nas novas necessidades do mercado, em unir os estímulos emocionais em projetos de Design, buscando, desta maneira, inovações no consumo.