Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo investigar as interações entre as práticas educativas parentais, o conflito pais-filho e a percepção do conflito interparental na dependência de internet em jovens. Realizou-se um estudo exploratório descritivo de caráter quantitativo e transversal. A amostra foi constituída por 200 jovens brasileiros, com idades de 15 a 24 anos. Os participantes responderam individualmente ao protocolo disponível online, constituído por um questionário sobre dados sócio-demográficos e sobre o uso da internet, a Escala de Conflito Pais-filho, a Escala de Práticas Parentais, a Escala de Percepção dos Filhos sobre Conflito Inter-parental (Childrens’ Perception of Interparental Conflict Scale), o Teste de Dependência de Internet (Internet Addiction Test) e o Questionário Diagnóstico de Dependência de Internet (Internet Addiction Diagnostic Questionnaire). Esta dissertação está organizada na forma de dois artigos empíricos, cujos títulos são: “Conflitos familiares e práticas educativas parentais como preditores de dependência de internet em jovens” e “Perfil discriminante de jovens dependentes de internet: o papel das relações familiares”. Os resultados encontrados corroboram estudos internacionais sobre as repercussões das relações familiares na dependência de internet e indicam que as variáveis investigadas têm papel e peso consideráveis na dependência de internet em jovens, tendo em vista que esse é um fenômeno complexo e de natureza multifatorial.