Resumo:
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo central analisar as transações de cartões de crédito da baixa renda no mercado brasileiro. O enfoque da pesquisa está no setor de pagamentos eletrônicos, denominados cartões de crédito. Esse setor tem estado em crescimento acelerado nas últimas décadas; portanto, o desafio atual se coloca em como aumentar a participação deste método de pagamento junto às classes de menor poder aquisitivo. Já podem ser vistas grandes iniciativas que estão sendo tomadas nesse sentido por empresas de atuação internacional; no entanto, o conhecimento desse público de baixa renda está mais próximo de empresas menores. As empresas nacionais, de porte menor, são responsáveis pelo fornecimento dos chamados cartões regionais, que, por sua vez, conseguem atingir o público-alvo deste trabalho com maior facilidade do que seus concorrentes de atuação internacional. Buscando compreender melhor os hábitos de pagamentos da classe baixa, o presente trabalho obteve seus dados por meio de dados de pesquisas transacionais, entrevistas e bibliografia. Portanto, a presente dissertação buscou analisar as transações capturadas pela terceira maior empresa de aceitação de cartões de crédito do país, a GetNet. Também foram entrevistados profissionais atuantes no meio que colaboraram, através de entrevistas, com sugestões para a melhoria do setor. Assim, o eixo do trabalho questiona como as pesquisas transacionais e os profissionais do mercado de cartão de crédito podem contribuir no desenvolvimento de novas oportunidades em cartões de crédito para a baixa renda. Finalmente, espera-se que, a partir desta pesquisa, será possível obter uma relação de características a serem exploradas para que se possa expandir esse mercado junto à classe de menor poder aquisitivo.