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Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite

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Autor Campos, Deivison Moacir Cezar de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8332127774447991;
Orientador Silveira, Fabrício Lopes da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8096511043948981;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Do disco à roda: a construção do pertencimento afrobrasileiro pela experiência na festa Negra Noite;
Resumo Este trabalho investiga a construção do pertencimento afro pela experiência em festas de Black music. Defende-se a tese que as interações sociais da comunidade negra, realizadas em torno do consumo coletivo de música, que se organizavam tradicionalmente pela estrutura de rodas sagradas ou profanas, foram afetadas pelo midiático. Essa afetação fez com que os elementos constitutivos do pertencimento, desterritorializados pelos movimentos de diásporas e antes compartilhados somente pela interação pessoal nas rodas, sejam difundidos também pelas mídias sonoras. Com isso, o consumo coletivo de músicas gravadas possibilita novas formas de interação, a experiência comunicacional. A partir da articulação dos conceitos de experiência e apropriação, relacionando-os com elementos da cultura viajante do Atlântico Negro e tendo a roda, presente em diferentes manifestações culturais africanas e da diáspora, como elemento síntese, propõe-se um circuito teórico-metodológico que apreende as dinâmicas espaciais, culturais e midiáticas envolvidas no processo. A construção de uma ambiência afro-midiática, pela relação dos corpos em performance, com a música gravada e os equipamentos de som e iluminação, possibilita que diferentes territorialidades e temporalidade concorram, levando, mediado pela memória coletiva, à presentificação do afro. A festa Negra Noite foi o lugar de observação, através uma pesquisa de inspiração etnográfica. A música gravada insere a festa no circuito de consumo cultural de Black music, enquanto a mediação pela memória coletiva liga a festa à tradição recente dos bailes Black Porto e à tradição de longa duração do Atlântico Negro.;
Abstract The present paper investigates the structure of the Afro identity through the experience in Black music parties. The thesis supports that the social interactions of the black community, held around collective consumption of music, which were traditionally arranged by the structure of sacred or profane circles have been affected by the media. Such fuss caused the constituent elements of identity, deterritorialized by the movements of diasporas and previously shared only by personal interaction in the circles to be spread by the sound media as well. Thus, the collective consumption of music recorded enables new forms of interaction, the communication experience. From the articulation of experience and ownership concepts, relating them to the elements of traveller culture of the Black Atlantic and being the circle, present in different African and diaspora cultural events, such as synthesis elements, a theoretical and methodological study is proposed, which seizes the spatial, cultural and media dynamics involved in the process. The structure of an African-media ambiance, through the relation of the bodies in performance, with the recorded music and sound and lighting equipment enables different territoriality and temporality to compete, taking, mediated by the collective memory, to the presentification of the Afro. The party Negra Noite was the place of observation, through an ethnographic research. The music recorded enters the party in the circuit of cultural consumption of black music, while the mediation of the collective memory connects the party to the recent tradition of Black Porto dances and to the long lasting tradition of the Black Atlantic.;
Palavras-chave Pertencimento afro-brasileiro; Negra Noite; Atlântico Negro; Black music; Performance; African-brazilian´s characteristics; Black Atlantic; Black music;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-04-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4651;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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