Resumo:
O presente trabalho desenvolveu um conjunto de orientações, sob a ótica do Design Estratégico, para guiar as estratégias das instituições de ensino superior privadas na utilização das mídias sociais como canal de comunicação, neste caso o Facebook. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que observou quatro Instituições de Ensino Superior, pelo acesso a sua página Facebook e a seu site. Para a coleta de dados foi empregada a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes-usuários do Facebook para conhecer como utilizam essa mídia social para se comunicar com sua Universidade e com profissionais do design que trabalham com mídias sociais, para compreender quais as práticas mais comuns nessa forma de relacionamento. O objetivo principal desse acompanhamento foi observar o tipo de postagem predominante e de que modo a organização se posiciona para se relacionar e responder aos usuários que a contata. Dessa forma, foi possível conhecer a relação estabelecida com os três públicos envolvidos (usuário, instituições e profissionais), identificar quais os problemas existentes, triangular os dados coletados e analisá-los à luz das teorias usadas na configuração geral do trabalho, para, ao final, propor orientações projetuais, para visualização de soluções para os problemas identificados. Ao final, são propostas vinte e seis (26) orientações projetuais (concepts) para cinco (5) cenários diferentes cujos nomes são metáforas que se inspiraram na criação de uma conta em mídia social. Acredita-se que os resultados alcançados possam contribuir para a prática profissional e preencher, mesmo que parcial e provisoriamente, as lacunas identificadas. A intenção é contribuir para um melhor uso das atuais plataformas, bem como das que estarão por vir, ao propor melhorias na comunicação organizacional das instituições com seus públicos.