Resumo:
Frente à dificuldade das indústrias brasileiras em projetar os custos logísticos envolvidos nos processos de exportação e importação e sendo o frete internacional responsável pela maior fatia destes custos, é necessário que os gestores de logística conheçam os motivos que fazem o valor do frete marítimo se manter estável ou com constantes oscilações. Este trabalho teve como objetivo identificar as variáveis que contribuem na precificação do frete marítimo internacional das exportações e importações brasileiras de cargas secas conteinerizadas. Foi realizado um estudo de campo exploratório dos trades da costa leste dos Estados Unidos, norte da Europa e Ásia com o Brasil através de pesquisas qualitativa e quantitativa e com a utilização de dados de pesquisa bibliográfica assim como dados secundários de análise documental. A coleta de dados qualitativos por sua vez foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e conduzidas com um painel de experts formado por gestores responsáveis pela precificação do frete marítimo internacional nas suas empresas. Apesar da impossibilidade de proceder com a análise sistêmica devido à falta de significância estatística nos testes realizados, os resultados encontrados foram levados ao julgamento de um painel de experts que delimitaram as variáveis que de fato contribuem na precificação do frete marítimo. Considerando os trades estudados, observou-se que a relação entre a oferta e a demanda com o valor do frete são as variáveis que mais interferem na flutuação do frete marítimo porém outras variáveis são simultaneamente analisadas no processo de precificação do frete. Capacidade dos navios, custos operacionais, concorrência e alteração nos serviços ofertados estão entre as variáveis que os especialistas identificaram como as que mais interferem neste processo.