Resumo:
O conhecimento é o fator-chave para a criação do novo e a inovação é dependente do capital humano e da cooperação entre as pessoas e organizações. Este estudo qualitativo utiliza o método do estudo de caso e busca compreender a evolução de estratégias bem sucedidas de interação universidade e empresa e identificar os principais diferenciais que explicam os ganhos estratégicos decorrentes das parcerias. A seleção das instituições para este estudo – PUC-Rio e Fundação Dom Cabral e o relacionamento com a Petrobras – considerou o fato de serem de natureza privada, com trajetórias bem sucedidas de relacionamento com empresas e reconhecidas pela excelência no ensino e pesquisa. A trajetória destas empresas é marcada por eventos que permitem observar as implicações dos relacionamentos e da mobilização dos recursos estratégicos para a prática da inovação. O aporte teórico que embasa a análise da interação Universidade-Empresa se utiliza da abordagem da Hélice Tríplice, das Redes Interorganizacionais, da Visão Baseada em Recursos e da Visão Relacional. A análise dos dados coletados apresentou evidências de que o diferencial estratégico das instituições pesquisadas é obtido a partir de posicionamentos e ações estratégicas ao longo do tempo; da capacidade de gerar conhecimento e inovar; da capacidade de conexão com o mercado e de desenvolver novas competências organizacionais; da capacidade de mobilizar recursos internos e de estabelecer parcerias através de relacionamentos interorganizacionais; e da capacidade de atrair e reter talentos que possam contribuir para a excelência acadêmica, a sustentabilidade e a efetiva participação no desenvolvimento social.