Autor |
Junges, Fabio Miguel; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1103827543440512; |
Orientador |
Klein, Amarolinda Zanela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7550820294257183; |
Co-orientador |
Gonçalo, Cláudio Reis; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2376190590732123; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A influência do contexto de mobilidade no processo de tomada de decisão; |
Resumo |
A pesquisa se propõe a identificar e analisar como o contexto de mobilidade influencia o processo de tomada de decisão, em que três elementos podem ser destacados. Primeiro, trata-se de uma pesquisa em que a lente está no processo e não nos seus resultados, e o sujeito de análise é o indivíduo que atua como gestor intermediário. Segundo, o fenômeno que se pretende estudar é o da tomada de decisão, que caracteriza uma das principais atribuições dos gestores intermediários e que tem os seus efeitos refletidos no sucesso ou fracasso das iniciativas organizacionais. A tomada de decisão é um fenômeno multifacetado que pode ser compreendido por diferentes lentes teóricas, dentre as quais essa pesquisa utilizou a perspectiva que considera a intuição e a razão como partes do sistemas cognitivos que compõem o processo de escolha do indivíduo. O terceiro elemento a ser destacado é o contexto específico em que esse fenômeno é estudado, o da mobilidade empresarial, que evidencia a tomada de decisão em movimento e é observado nesta pesquisa pelas perspectivas das affordances e dos paradoxos da tecnologia móvel. Nesse contexto, os gestores podem tomar decisões distantes dos seus locais tradicionais e fixos de trabalho, em que as dimensões de tempo e espaço assumem uma perspectiva diferente e a linearidade dá lugar à paradoxalidade de ação. Foram utilizados multimétodos para a etapa empírica de coleta e de análise dos dados, o primeiro qualitativo, pela realização de um grupo focal e vinte entrevistas em profundidade, e o segundo experimental, em que foi possível observar a ação do indivíduo em uma situação de decisão por meio de um quase-experimento aplicado a um grupo de controle e um grupo experimental. Os resultados revelam que o processo de tomada de decisão em movimento possui características específicas que são evidenciadas pela influência do contexto de mobilidade e pelo uso das tecnologias móveis, em que restrições e contribuições ao processo de tomada de decisão foram identificadas. Observou-se a redução na percepção de qualidade da informação, maior superficialidade e menor foco na ação em primeiro plano, menos tempo para reflexão, a dificuldade na produção e consumo de informações e uma maior exposição ao erro. Por outro lado, observou-se que o contexto de mobilidade pode contribuir para aumentar a agilidade das atividades organizacionais e dos fluxos de decisão, especialmente nos casos em que as decisões são carregadas com um nível menor de complexidade. Não se observou, no entanto, que a decisão em movimento evidencia alguma diferença em relação ao grau de intuição ou de razão empregados. Na perspectiva acadêmica, a pesquisa preenche uma lacuna teórica na compreensão do fenômeno investigado e contribui metodologicamente pela elaboração e utilização de um protocolo experimental para um estudo que envolve mobilidade. Na perspectiva aplicada, essa pesquisa oferece contribuições para os gestores intermediários, para as organizações e para os desenvolvedores de tecnologias. Por fim, é oferecido um conjunto de recomendações para pesquisas futuras.; |
Abstract |
This research aims to identify and analyze how the enterprise mobility context and the use of mobile technologies can influence individual decision-making on the go, in which three elements can be highlighted. First, the focus is in the process rather than outcomes, and the analysis is on the individual who acts as a middle manager. Second, the phenomenon to be studied is the decision-making, which is one of the main responsibilities of middle managers and has its effects reflected in the success or failure of organizational initiatives. Decision-making is a multifaceted phenomenon that can be understood by different theoretical perspectives. This research has used the perspective based on two cognitive systems that shape the individual decision process: intuition and reason. The third element to be highlighted is the specific context in which this phenomenon is studied, called enterprise mobility, which highlights the decision-making on the go and can be observed as affordances and paradoxes of mobile technology. In this context, middle managers can make decisions away from their traditional and fixed workplaces, in which the dimensions of time and space take on different perspectives and linearity can be replaced by a paradoxical action. Two empirical stages with different participants in each one were used, a qualitative, by holding a focus group and twenty in-depth interviews, and an experimental, in which beyond the perceptions of the individuals was possible to observe the action of the individual in a decision situation by a quasi-experiment applied to a control group and an experimental group. The results show that the decision-making process on the go has specific characteristics that are evidenced by the influence of the enterprise mobility context and the use of mobile technology, where restrictions and contributions to decision-making process have been identified. On the one hand, there is a reduction in the perception of information quality, more superficial and less focus on the action in the foreground, less time for reflection, a difficulty in production and consumption of information and greater exposure to error. On the other hand, it was observed that the mobility helps to increase the agility of the organizational and decision flows, especially in cases in which decisions are loaded with a lower level of complexity. However, the decision making on the go has not evidenced difference in the level of intuition or reason that was used. From the academic perspective, research fills a gap in the theoretical comprehension of the phenomenon investigated and contributes methodologically by the validation and use of an experimental protocol. From the managerial perspective, this research offers contributions to middle managers, organizations in general and technology developers. Finally, this research offered a couple of future research recommendations.; |
Palavras-chave |
Decisão; Mobilidade; Intuição e razão; Affordances; Paradoxos; Decision making; Enterprise mobility; Intuition and reason; Paradoxes; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2015-03-12; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4493; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |