Resumo:
Um dos maiores problemas do Brasil está relacionado à infraestrutura de transporte que é oferecida para o escoamento de produtos e insumos de todos os segmentos da economia do país. A indústria petroquímica de segunda geração, objeto deste estudo, também apresenta o mesmo problema: entregar aos seus clientes o seu produto final. Este trabalho – cujo foco foi o desenvolvimento de um conjunto de cenários prospectivos ligados ao redimensionamento da matriz de transporte para o ano de 2020 – tem em vista proporcionar ao segmento de estudo possíveis soluções, em médio e em longo prazos, ligadas ao transporte na modalidade de venda. A elaboração desses cenários embasou-se na teoria construída por Schwartz (2000) e Van Der Heidjen (2009), a qual possibilitou uma visão e um detalhamento do método de cenários. Essa técnica de desenvolvimento de cenários, neste estudo, visou dimensionar, em montante de capital e volume, a aplicação dos investimentos no PAC II que implicariam a variação do percentual de participação de cada modal na matriz de transporte nos cenários desenvolvidos. Para desenvolver este trabalho, três premissas tiveram de ser analisadas: investimentos do PAC II seguindo a mesma taxa de aplicação do PAC I, a taxa de crescimento econômico e a opinião dos especialistas entrevistados. Foram analisados artigos e estudos e, posteriormente, relacionados às opiniões de especialistas do setor, coletadas a partir da aplicação de um roteiro de perguntas semiestruturado e analisado por meio do método de análise de conteúdo. As pesquisas e entrevistas investigaram cada modal de transporte disponível e seu comportamento de acordo com cada situação econômica e infraestrutura disponibilizada. O passo seguinte foi o desenvolvimento de três cenários prospectivos, nos quais se buscou simular como se daria a distribuição dos modais de transporte em cada cenário, levando-se em consideração as três premissas supracitadas. Por fim, chegou-se ao produto final deste trabalho, que pretende oferecer ao segmento petroquímico soluções prospectivas que, por ventura, possam auxiliar na tomada de decisão do referido setor no que diz respeito à redução de impactos causados pelo déficit de infraestrutura de transportes, o qual tem por consequência o atraso da entrega do produto final ao mercado consumidor.