Resumo:
A crescente participação dos serviços na economia atual, impulsionada pela tecnologia da informação (TI), transformou a demanda, a oferta e o ambiente dos negócios. Com as mudanças no contexto industrial, a concorrência tem estimulado as empresas a buscar formas de permanência em mercados cada vez mais competitivos. Diante disto, o Marketing de Relacionamento é considerado uma possibilidade de resposta mais ágil às necessidades dos clientes, com ampliação de valor e a manutenção dos relacionamentos. Através dele, é possível alcançar uma vantagem frente aos concorrentes por meio da criação de relações mais estreitas e de longo prazo com os clientes. A TI além de contribuir com as mudanças em nível global também tem se destacado por seu papel estratégico para as empresas. Com isto, os prestadores de serviços de TI têm percebido os relacionamentos como importantes ferramentas para o seu sucesso e para a manutenção dos relacionamentos. Neste contexto, este estudo buscou analisar a relação existente entre os construtos do marketing de relacionamento e a manutenção do relacionamento, na percepção dos clientes de prestadores de serviços de TI. Através da revisão da literatura sobre Marketing de Relacionamento em contextos businessto-business (B2B), desenvolveram-se dois modelos: o primeiro baseado na revisão da literatura e o segundo considerando adicionalmente duas variáveis de controle, relacionadas ao contexto (o tempo de relacionamento e o nível de fornecedores alternativos). Os modelos foram testados, a partir de uma survey com 270 gestores responsáveis pela contratação de serviços de TI, após serem mensurados com base em escalas já consolidadas. A técnica estatística utilizada nas análises dos dados foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) através da qual se testou os dois modelos desenvolvidos a fim de identificar a relação entre as variáveis de marketing de relacionamento e a manutenção do relacionamento no contexto pesquisado. Os resultados indicaram que o modelo conceitual apresentou melhor ajuste aos dados, demonstrando que o comprometimento era o construto mais importante, a partir da percepção dos clientes, para a manutenção dos relacionamentos no contexto de TI. Além disso, verificou-se que a dependência do fornecedor exerceu forte influência sobre os mediadores relacionais pesquisados – confiança, comprometimento e satisfação com o relacionamento. Esta pesquisa contribui ampliando o conhecimento sobre os construtos do Marketing de Relacionamento no contexto B2B dos serviços de TI.