Resumo:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de entender quais são as condições necessárias para uma empresa desenvolver a estratégia de gestão pela sustentabilidade, e, neste processo, compreender quais são os fatores intervenientes nesta opção estratégica. Para isso, foi realizado um estudo de caso único que analisa o processo de adoção da estratégia de gestão pela sustentabilidade na empresa Mercur S.A., sediada em Santa Cruz do Sul (RS). A companhia implantou uma nova diretriz de negócio que passou a balizar toda a organização e a forma como a Mercur S.A. faz negócios: a gestão pela sustentabilidade. Esta mudança implicou alterações radicais na hierarquia da empresa, na forma como as decisões são tomadas e nas relações da mesma com seus colaboradores, fornecedores e clientes. A presente pesquisa apresenta a forma como estas mudanças foram implantadas e de que forma impactaram os diferentes públicos: interno (colaboradores e gestores) e externo (clientes e fornecedores). Tais impactos foram levantados e analisados por meio de entrevistas com representantes destes públicos e com especialistas em administração de empresas.A pesquisa mostra que a estratégia adotada na Mercur S.A. extrapola em muito a postura “sustentável” alardeada por muitas empresas, que demonstram preocupação com a preservação do meio ambiente em prol de propaganda e mídia. No caso estudado, a opção pela sustentabilidade apoia-se em um conceito bem mais amplo, que engloba a educação – de colaboradores e outros stakeholders – e os impactos econômicos e sociais dos negócios da empresa. A exposição e a análise destes impactos e reflexões mostram como a estratégia adotada pela Mercur S.A. é um caso raro e inovador, que servirá de exemplo e inspiração a outras empresas que tenham interesse em implantar este tipo de estratégia.