Resumo:
A formação lato sensu ainda é um desafio no Brasil com relação a propostas pedagógicas que promovam a reflexão para a tomada de atitude frente aos inúmeros problemas existentes nos serviços de saúde. O tema de auditoria em saúde, do mesmo modo, tem sido desafiador no sentido de superar a tradicional visão de ser um campo de atuação vinculado à redução de custos. O objetivo deste estudo é elaborar a criação de uma matriz pedagógica para os docentes do curso de Pós Graduação em Auditoria em Sistemas de Saúde de um centro educacional de Porto Alegre (RS). Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses entre maio e junho de 2014 por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas na cidade de Porto Alegre (RS). Todas as entrevistas foram previamente agendadas e realizadas mediante autorização de cada participante da pesquisa. Foi utilizada análise de conteúdo de Minayo (2010) de onde foram encontradas cinco categorias: a auditoria entendida como ação fiscalizatória: a relação entre os custos e a qualidade da assistência; cursos de formação lato sensu: a necessidade de integrar disciplinas; a diversidade de recursos pedagógicos e a importância das atividades de vivência; o desafio da avaliação do processo de ensino-aprendizagem; e a importância da participação docente na construção do projeto pedagógico do curso. O estudo mostrou a importância de delinear estratégias para a educação no âmbito da formação em auditoria em saúde, cuja formação adequada desenvolve um profissional capaz de atuar no enfrentamento das necessidades dos serviços de saúde associado às necessidades de saúde dos pacientes. O estudo aponta para a elaboração de uma matriz pedagógica com orientações de intervenção para futuros docentes em atuação no campo da auditoria em saúde.