Resumo:
O objetivo desse trabalho foi identificar se e como o uso da tecnologia metaverso pode colaborar para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe na educação a distância na área de Gestão de Recursos Humanos. O contexto de pesquisa foi o curso superior de Graduação Tecnológica em Recursos Humanos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em atividade de capacitação realizada na modalidade a distância. O método utilizado foi a Design Research que é um processo de usar o conhecimento para a modelagem e criação de artefatos para aplicação e geração de conhecimento teórico/prático. O artefato desenvolvido trata-se de um método de capacitação para o desenvolvimento da competência individual do trabalho em equipe na educação a distância com o uso da tecnologia metaverso. O método desenvolvido é composto por: instrumentos para diagnóstico, ambiente modelado no metaverso Second Life, treinamento para utilização do metaverso, reuniões de trabalho, realização de um evento e avaliação final. O propósito era o desenvolvimento da competência individual para trabalho em equipe através de um desafio proposto a 6 (seis) alunos que participaram voluntariamente desta pesquisa, implicando em participar de um treinamento para o uso da tecnologia, comparecer a reuniões virtuais de trabalho e realizar o 1º Encontro de Profissionais e Estudantes de Recursos Humanos no Second Life. O passo de avaliação do método indicou que a principal colaboração do metaverso para o desenvolvimento da competência do trabalho em equipe ocorre por intermédio das suas affordances educativas, pois os achados indicam que o metaverso foi percebido como um espaço de experiência no qual podem ser realizadas atividades em que os alunos vão experienciar diversas situações para as quais terão que definir objetivos e fazer escolhas, ou seja, tomar decisões e agir para colocá-las em prática. Assim, conhecimentos poderão se converter em habilidades e atitudes frente a diferentes situações-problema relacionadas ao trabalho em equipe. As lições aprendidas estão relacionadas tanto ao desenvolvimento da competência investigada quanto ao uso da tecnologia utilizada (metaverso). Em resumo, os participantes perceberam as seguintes possibilidades que a tecnologia metaverso oferece para o desenvolvimento da competência individual de trabalho em equipe: construção de um contexto para o desenvolvimento da competência; simulação de situações que propiciem pessoas a planejarem, agirem e interagirem; proporcionar a aplicação de técnicas de gestão e atividades práticas; possibilitar o desenvolvimento de aspectos das relações interpessoais; complementar atividades presenciais, especialmente ligadas à educação, e promover atividades em grupo mesmo a distância. Em relação ao artefato desenvolvido os principais aspectos a melhorar identificados foram: o horário inadequado da realização de reuniões e o pouco tempo de interação. Em relação à tecnologia utilizada, houve pontos a desejar, entre outros: dificuldades associadas aos recursos tecnológicos utilizados pelos participantes (conexão da internet e hardware) e instabilidade da plataforma Second Life (software).