Resumo:
A presente dissertação abordou aspectos estratégicos de serviços através do uso da tecnologia da informação na construção de estratégias e do entendimento da relevância da correta estruturação de processos mediante o planejamento de cenários e da gestão do conhecimento, bem como da observância da tecnologia orientada para a gestão do conhecimento, alicerçadas pelo design estratégico através de ferramentas de visualização. A estratégia da dissertação, de delineamento qualitativo, utilizou a pesquisa-ação por permitir adequações dos protótipos no decorrer do percurso do estudo, o que é aderente às constantes e necessárias atualizações. Como coleta dos dados, contou com técnicas de observação e entrevista com especialista. O presente estudo teve a seguinte premissa: avaliar, inserir ferramentas de visualização aplicadas a serviços em empresa de TI, e propor a partir dos dois ciclos estudados, uma abordagem de serviços com um portfólio de ferramentas mais participativo, envolvendo o cliente desde o início de cada projeto. Essa nova formatação objetivou a criação da inovação em serviços inerentes ao atendimento de soluções fiscais, dessa forma possibilitando uma atuação diferenciada com o intuito de refletir na geração de valores para os clientes e, consequentemente, obter o reconhecimento da instituição através de seus serviços inovadores.